quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dr. Frederico, uma vida dedicada à Medicina


Com mais de 30 anos dedicados à medicina lageana, Frederico Manoel Marques é um apaixonado por sua profissão e um dos mais prestigiados médicos da cidade.
Sua dedicação à medicina lageana teve início ainda na década de 1970, atendendo a um convite do General Souto Maior. Chefiou por anos o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS). Atendeu em ambulatórios e em diversas comunidades do interior quando municípios hoje emancipados como Otacílio Costa, Correia Pinto e Painel ainda pertenciam a Lages.
Dessa época, o médico relata que trabalhar no interior do município concedeu a ele uma experiência muito grande e permitiu conhecer como é a realidade de nosso povo, como pensa e como age. “O que mais me entusiasma é poder ajudar nossa comunidade. Eu tenho vocação por Lages. Muitas pessoas trabalham e vivem aqui porque se criaram, mas eu escolhi esta cidade”, declara.
Dentre as muitas atividades por ele exercidas, é diretor-geral do Hospital Infantil Seara do Bem e atua também no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos. Mestre em Saúde Coletiva, atualmente coordena o curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense.
Nascido em São Joaquim, o médico destaca seu amor pela cidade que o acolheu. “Sou joaquinense de nascimento, florianopolitano de criação e lageano de coração. Tenho uma consideração enorme por essa terra, por isso abdico de muitas coisas da minha área pessoal para poder me dedicar às causas da nossa cidade”, acrescenta entusiasmado.
Como médico pediatra atuando principalmente no cuidado de pacientes em estado grave, muitos foram os atendimentos que marcaram sua carreira. Testemunha desta dedicação do pediatra é a professora Rosângela Ribeiro. Ela conta que várias vezes levou sua filha, que possuía graves problemas de saúde na infância, para o atendimento do médico, inclusive na casa dele. “Entreguei a vida da minha filha várias vezes nas mãos do Dr. Frederico e ele nunca mediu esforços para salvá-la. Se hoje ela é uma adolescente saudável, devo isso a ele”, ressalta.

O segredo de sua carreira de sucesso, segundo ele, está em amar o que faz. ”Tudo é possível quando se tem amor, pois é ele que nos faz crescer enquanto pessoas. Tenho grande paixão pelo que eu faço e pelo ser humano. Quando se está diante de uma dificuldade é que se vê o tamanho do coração de uma pessoa. Quando a gente faz o bem quem se sente bem é a gente”, encerra emocionado.


Matéria produzida para o Concurso Maratona do Conhecimento - Publicação no Blog, pelo estudante Gabriel Rosa Padilha, 7º Ano, da EMEB Suzana Albino França sob orientação do professor  Carlos Eduardo Canani.

Tema Escolhido: Personalidades Lageanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário