Matéria produzida pelo estudante
Gabriel
Rosa Padilha do 7º ano
da E.M.E.B.
Suzana Albino França,
sob a orientação do professor
Carlos Eduardo Canani
A
tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e na educação isso
não é diferente. Diante dessa realidade, algumas iniciativas das redes municipal
e estadual de ensino têm se destacado como boas alternativas ao tentar aliar o
uso das tecnologias em favor da aprendizagem.
A
Secretaria Municipal da Educação de Lages conta desde 2001 com o chamado Projeto
Explorer. Esse projeto foi proposto para as escolas desenvolverem, por meio de
seus laboratórios de informática, a inclusão digital dos estudantes, ampliando
os conceitos relativos às disciplinas curriculares.
De
acordo com Rodrigo de Matos, coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal de
Lages, no projeto os alunos do Ensino Fundamental utilizam esta ferramenta
tecnológica acompanhados de seus professores de modo a transformar as ações
pedagógicas desenvolvidas. Atualmente, segundo o coordenador, os professores
regentes das turmas produzem um plano de aula dentro do conteúdo ministrado e o
professor do Explorer pesquisa sites e jogos relativos ao assunto escolhido.
“Assim,
espera-se que o processo de ensino-aprendizagem venha a ganhar em dinamismo e
inovação através das aulas ministradas no laboratório, complementando e
enriquecendo os conteúdos ministrados em sala de aula”, destaca Rodrigo. A
diminuição das taxas de evasão e reprovação escolar, a ressignificação da
prática pedagógica e a instrumentalização dos estudantes para viverem neste
contexto de mudança digital também são apontados por ele como elementos
importantes nesse processo.
Por sua
vez, na rede estadual de ensino, o governo do estado vem realizando a
distribuição de tablets educacionais para os professores do ensino médio,
tornando possível por meio do uso
destes equipamentos a realização de aulas mais criativas e atualizadas.
A professora e assessora de direção Margarete Mendes vê com bons olhos o uso da tecnologia na educação que, para ela, só tem a ganhar com isso. “A escola precisa estar atualizada, fazendo o uso da tecnologia a seu favor e agindo adequadamente nessa nova era de informações cada vez mais velozes”, aponta Margarete.
Em todo
o mundo são desenvolvidos estudos que procuram as melhores estratégias de uso
das tecnologias na educação. Nesse contexto, o papel do professor é o de
auxiliar o aluno a alcançar o seu potencial máximo, para aproveitar os
benefícios que a tecnologia pode oferecer. Para os alunos, a tecnologia pode
até mesmo substituir pilhas de livros por meio de pesquisas virtuais muito mais
rápidas. O que se percebe é que estamos próximos de uma revolução na educação
através do uso cada vez mais constante da tecnologia.
Matéria produzida para o Concurso Maratona do Conhecimento 2013 - Estudante Repórter
Parabéns Gabriel...adorei sua matéria...
ResponderExcluir