quinta-feira, 9 de maio de 2013

2ª Semana Integrada de Museus de Lages


Museus (memória+criatividade) = mudança social
13 a 19 de maio de 2013 em Lages(SC)

                A Semana Nacional de Museus é um evento comemorativo ao Dia Internacional de Museus – 18 de maio. Proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) é promovida no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em 2013 o tema proposto é Museus (memória+criatividade) = mudança social.

                A partir da Mesa Redonda de Santiago do Chile, no ano de 1972, os museus passam a ser discutidos enquanto “instituição a serviço da sociedade, da qual é parte integrante e que possui nele mesmo os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve”.[1]  Estas instituições são estimuladas a gerenciar para os diferentes públicos a acessibilidade às suas coleções, fazendo dos museus um espaço reflexivo onde a sociedade se identifica e encontra espaço para discutir suas práticas e suas construções.

                Desta forma nasce a Semana Integrada de Museus de Lages, momento em que estas instituições buscam dinamizar suas atuações junto à comunidade. O evento apresenta-se enquanto uma oportunidade de repensar o fazer museal, entendendo os museus enquanto espaços de conexão social. É um momento especial, em que através de palestras, oficinas, apresentações artísticas, sessões de cinema, os museus chamam a atenção da comunidade para vivenciar um espaço que é seu e que se dinamiza através do olhar e interação com os diversos agentes sociais.

É uma semana para brincar no museu, criar e discutir, inspirar-se. Na 2ª Semana Integrada de Museus de Lages a instituição museal homenageada é o Museu Malinverni Filho, já que 2013 é o ano de centenário do artista Malinverni Filho.

Texto de: Carla de Souza
Museu Histórico Thiago de Castro
Ponto de Cultura - Cultura, Memória e Desenvolvimento
Blog do Museu
http://mtclages.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário