sexta-feira, 27 de julho de 2012

A importância da escrita

O ler e o escrever consistem-se em aprendizado permanente, pois à medida que se modificam as necessidades de comunicação de uma sociedade, também se modificará a linguagem para atender
às novas exigências. Leitura e a escrita estão interligadas. Consequentemente, quem pouco lê, pouco escreve.
Quando não havia a escrita, além das pinturas nas paredes das cavernas, o único registro era a memória das pessoas. Com o surgimento do “escrever” houve a possibilidade de registros mais concretos e duradouros, além de refletirem na mostragem de organização de pensamento, dando vida às ações, às coisas do mundo e até aos próprios sentimentos, codificando assim, tanto a realidade, quanto a memória da humanidade.
Desde que a escrita foi criada, ela conquistou uma posição de maior prestígio em relação à falta,  ampliando os limites de tempo e espaço. Enquanto ler é identificar-se com o místico, o cotidiano, o clandestino, o jornal, o informal... e até transformar a visão de mundo, o escrever é ... organizar o todo, é construir o todo o sentido, a consciência, o foco, o fundo, a arte literária, á consciência fonológica, a construção da palavra, a leitura de mundo. E para complementar a ideia do grande prestígio do ato de escrever Wendell Johson, afirma que dominar a escrita é também um grande ato de cidadania, pois segundo ele “quando pessoas não sabem ler ou escrever adequadamente sua língua, outros farão ou
escreverão por ela e não para elas”.
No universo de autores e escritores é o leitor que dá origem ao escritor, pois escrever também é uma arte, por meio da palavra, o impossível pode se manifestar de forma possível. Ser escritor é ser capaz de organizar mentalmente outras formas que serão reproduzidas na escrita, é transformar ideias em palavra, é partir do silêncio para o real ou imaginário, é optar pelo gênero ou estilo literário que lhe der maior encantamento.
Em busca da própria autoria, inegavelmente a leitura, esse valioso e envolvente hábito construirá muito para o domínio da escrita, pois quem lê tem mais facilidade para estruturar o pensamento, dar asas à imaginação, ter mais diversidade de vocabulário, enfim, acreditar em Maquiavel quando disse: “leia mais, para ser mais”, pois quem lê mais escreve melhor.

Eva de Lourdes C. da Silva
Muitos são os fatores que podem influenciar a arte da escrita, mas inicialmente é na família e na escola que se devem acontecer as formas estimuladoras de incentivo à leitura. O simples ato de contar histórias e reproduzi-las, as atividades que visem criatividade, observação, imaginação, senso crítico,  interatividade, diversidade e produções textuais. Reelaboração de situações, leituras como fontes de prazer, estilos diversos como instrumentos de criação artística, debates, são algumas das habilidades
que certamente contribuirão para formar bons leitores e novos escritores.

A Associação Lageana de Escritores – ALE aproveita este espaço para cumprimentar todos os escritores, verdadeiros artífices da palavra, esperando que muitos outros façam parte deste grupo seleto, que há mais de duas décadas vem incentivando e divulgando a literatura e a cultura de Lages e da região serrana.


Um comentário:

  1. Olá amiga1
    Belo texto e verdadeiro, a arte de ler oferece o caminho de uma boa escrita.Sei o quanto é difícil pisar no chão literário.A ALE faz este trabalho com muito amor .Parabéns!
    Bjs Iva

    ResponderExcluir