segunda-feira, 23 de julho de 2012

O escritor que marcou sua vida

Hoje, dia 25 de julho comemora-se o Dia do Escritor. E para homenageá-los criamos um  evento no facebook em que nossos amigos puderam compartilhar escritores, livros e
citações que marcaram suas vidas. Hoje neste post, uma viagem ao mundo da leitura, leia e identifique-se com cada experiência.




“A existência, porque humana, não pode ser muda, silenciosa, nem tampouco pode nutrir-se de falsas palavras, mas de palavras verdadeiras, com que os homens transformam o mundo. Existir, humanamente, é pronunciar o mundo, é modificá-lo. O mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar.” (Paulo Freire. Pedagogia do Oprimido). O trecho acima é uma das primeiras obras que li no início da faculdade de Ciências Sociais (1996) e se tornou o “norte” da minha prática pedagógica.
Cassiana Macedo

 

 
Quando parei para pensar no livro que marcou minha vida, veio logo à mente o primeiro que tive contato, não lembro mais o nome do livro, porém, tenho na lembrança os sentimentos que povoaram o meu imaginário infantil, tratava-se de uma coletânea das Fábulas de Monteiro Lobato. Houveram muitos livros importantes para mim, mas este foi essencial no desenvolvimento do meu gosto pela leitura e Monteiro Lobato tornou-se meu escritor favorito. Outro livro que me vem à mente é a Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne. Li várias vezes, ainda lembro-me do inglês Phileas Foog nessa viagem, vivendo aventuras e conhecendo diversos lugares do mundo.

Cleci Lima de Lins


 
O livro que mudou minha vida foi: Feliz ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Foi o primeiro livro que li na adolescência, assim que abri o livro deitada em uma rede em uma tarde de verão me apaixonei por Marcelo, lembro até hoje dos gritos de minha mãe dizendo "larga esse livro menina e vai para praia," e eu simplesmente não conseguia abandonar meu novo amor. A história conta a mudança radical que o escritor teve que enfrentar após um acidente que o deixou em uma cadeira de rodas. O livro conta em detalhes todos os sentimentos que o autor passou durante o tratamento, e em como reaprendeu a viver.Fica a dica de uma boa leitura principalmente aos jovens!

Cristiane Hamann


Cada livro lido leva uma marca nossa e nos deixa uma marca sua... Muitos livros tornaram-se importantes marcas em minha vida: O Menino Maluquinho (Ziraldo), A Montanha Encantada (Maria José Dupré), Uma Nuvenzinha Diferente (Irmã Arturis), etc... mas existem 4 livros que todos deveriam ler, pois estes nos deixam marcas que nos fazem sorrir a cada lembrança de trechos lidos...estes foram imprescindíveis para tornar-me "humana"...Eles são: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Menino do Dedo Verde (Maurice Druon), Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcellos) e Pollyanna (Eleanor H. Porter): uma menina chamada Pollyanna que fica órfã e precisa ir morar em outra cidade com uma tia, que não conhecia. A menina começa então a jogar com todos que cruzam o seu caminho o Jogo do Contente que aprendeu com seu pai... Livros inestimáveis... E como sugestão de outra leitura deleitante tem: O retorno do Jovem Príncipe (A. G. Roemmers) que seria uma continuação do livro O Pequeno Príncipe.

Danielle Wolff


 

O livro q marcou foi FLICTZ, de Ziraldo foi o primeiro livro que consegui ler quando criança ... Hoje tem muitos, mas como dizem "o primeiro a gente nunca esquece..." e este eu queria muito saber o final e após queria descobrir o que havia de interessante em outros livros e foi com este livro e com Ziraldo que aprendi a gostar de ler...

Débora Reis

 
Tenho admiração especial por Augusto Cury e suas obras, pois nós levam a pensar sobre o cotidiano, a fragilidade e a força do ser humano. Destaco a obra O vendedor de sonhos.

Neiva Ribeiro
  
O primeiro livro que li foi o Pequeno Príncipe, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1943. Livro de grande teor poético e filosófico, deveria ser leitura obrigatória nas escolas. “- É claro que eu te amo, disse-lhe a flor. Foi por minha culpa que não soubeste de nada. Isso não tem importância. Foste tão tolo quanto eu. Trata de ser feliz... Mas pode deixar em paz a redoma. Não preciso mais dela. Mas o vento... Não estou assim tão resfriada... O ar fresco da noite me fará bem. Eu sou uma flor. Mas os bichos... É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas! Do contrário, quem virá visitar-me? Tu estarás longe... Quanto aos bichos grandes, não tenho medo deles. Eu tenho as minhas garras. Ela mostrava ingenuamente seus quatro espinhos. Em seguida acrescentou: - Não demores assim, que é exasperante. Tu decidiste partir. Vai-te embora! Pois ela não queria que ele a visse chorar. Era uma flor muito orgulhosa..." "Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos" Essa frase eu nunca esqueci. 
Rodrigo Amorin




São tantos livros, tantas histórias que marcaram minha vida, mas mexendo no baú das lembranças boas, sempre me vem à cabeça Clarice Lispector com "Um aprendizado ou livro dos prazeres", romance lindo que me fez despertar para dentro de mim. E também Cem anos de solidão de Gabriel Garcia Marques... Mas o livro que li duas vezes e amo é Pilares da terra de Ken Follet, me fez cursar a faculdade de História... Outro que me fez pensar muito e refletir sobre a política do Brasil nos anos de ditadura foi As Meninas de Ligya Fagundes Telles... Os autores brasileiros são ótimos mesmo. Com meus 11 anos, logo que surgiu a biblioteca pública de Otacílio Costa, vorazmente absorvi muitos livros de lá, inclusive as obras de Jorge Amado. É bom relembrar esses livros e autores que fazem parte da nossa história, ótima iniciativa. Ler é a passagem para um mundo cheio de aprendizado!


Roveni  Hamann



Muitos livros, escritores, marcam nossa vida. Alguns mais profundamente, outros afetivamente e às vezes emocionalmente. Os autores que me marcaram foram Ziraldo e Maurício de Sousa na infância. Hoje fico muito emocionada quando leio: o diário de Anne Frank. Outro livro que amo é a boneca viajante de Franz Kafka. No entanto gosto de ler o limpador de placas. Trabalhador que vive sua vida limpando placas de ruas com nomes de grandes artistas da música... Com poucas palavras a autora Monica Feth, nos ensina como a leitura e as músicas podem preencher e transformar a vida de qualquer pessoa. Devemos ler muito e incentivar nossos estudantes a ler desde pequenos, mesmo que seja leitura informal ou de imagens. 
Sonia Marisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário