sexta-feira, 20 de julho de 2012

Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo


A pedido do Lendo e Relendo o Prof. Celso Vasconcellos que esteve no 7º Congresso de Educação da Região Serrana escreve sobre a atualidade vivida nas escolas e o que a escola pode fazer para mudar tal situação.
                                                                       
  Prof. Celso dos S. Vasconcellos
 
A escola, no seu modelo predominante, está em colapso. Indisciplina, violência, baixíssima aprendizagem, evasão, repetência, absentismo, abandono do magistério, são alguns dos sintomas. O problema é que, diante disto, as “soluções” apresentadas, de um modo geral, são “mais do mesmo”: aumentar número de dias letivos, aumentar tempo de permanência do aluno na escola, voltar a reprovar (em redes que já tinham avançado para Ciclos), fazer lei para “enquadrar” aluno que desrespeita o professor, usar computador para se fazer o mesmo que se vem fazendo há séculos na sala de aula, etc. Não queremos passar uma visão pessimista: existem práticas efetivamente inovadoras acontecendo em escolas. No entanto, estas escolas sofrem uma pressão muito grande para se enquadrarem novamente no esquema e, com isto, muitas experiências acabam sendo efêmeras (é raro passarem de 5 anos).
Ao mesmo tempo, a escola tem uma enorme importância, a começar por sua faceta mais evidente: atualmente, a quase totalidade das crianças de 6 a 14 anos está nesta instituição! Notem bem: todas as crianças, por anos, e numa fase importantíssima da formação de suas personalidades. Tal fato não nos autoriza a ficar numa postura derrotista, pessimista, demissionária. É preciso reinventá-la, e isto certamente passa por revolucionar o currículo.
Há no meio educacional uma visão restrita que entende currículo (do latim curriculum, carreira, curso, percurso, lugar onde se corre, campo) como o conjunto de matérias (“grade”), programas, lista de conteúdos (que o professor “tem que” dar); esta compreensão revela, de imediato e do ponto de vista político, a alienação, o estranhamento e a dicotomia entre a esfera de decisão e a de execução. Tais dispositivos podem fazer parte, mas não esgotam absolutamente a concepção de currículo. Assumimos uma visão ampliada, integral de currículo como projeto de formação. Projeto aqui entendido na perspectiva dialética-libertadora que demanda a elaboração e a realização interativa (intenção e realidade), e não simplesmente redação de documentos. Nesta linha, portanto, currículo abarca o conjunto de formulações (representações, saberes, programas, disciplinas, estruturas, formas de organização) e de experiências (atividades, práticas, vivências) propiciado pela instituição de ensino para a formação dos sujeitos (educandos, mas também educadores e comunidade), de acordo com as grandes finalidades que se propõe (expressas no Projeto Político-Pedagógico). Trata-se, assim, da organização de saberes, pessoas e recursos no espaço e no tempo da escola, tendo em vista objetivos, e acompanhada por avaliação. Num currículo que assume a Atividade Humana como Princípio Educativo não há dicotomia, mas, pelo contrário, profunda articulação entre a proposta curricular da escola e os currículos pessoais de educandos e educadores (Vasconcellos, 2011).
 

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, consultor de secretarias de educação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. e-mail: celsovasconcellos@uol.com.br     www.celsovasconcellos.com.br


VASCONCELLOS, Celso dos S. Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo, 3ª ed. São Paulo: Libertad, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário