Nos dias 17 e 18 de julho, Lages recebe grandes pesquisadores do cenário educacional brasileiro no Congresso de Educação da Região Serrana. E, para saber mais sobre o tema entrevistamos a Coordenadora do Ensino Fundamental, Alexsandra Schlemper que fala sobre o porque da temática e qual o aproveitamento do professor ao participar do Congresso.
Qual objetivo principal do congresso de educação da região serrana?
O principal objetivo é contribuir para o debate qualificado revelando temáticas, modalidades, arranjos curriculares, tempos, espaços, saberes e aprendizagens contidos na implementação do currículo na educação do município, compondo o principal eixo temático deste ano.
Por que o tema: “organizando o currículo numa perspectiva interdisciplinar?”
O currículo é um importante elemento dentro do contexto escolar, é um dos documentos que orientam o trabalho do professor. O tema do congresso “organizando o currículo numa perspectiva interdisciplinar", propicia uma relação teórica e prática mais eficiente aumentando a qualidade da educação oferecida.
Na educação, muito se discute sobre quais os conhecimentos, valores, habilidades e procedimentos necessários ao estudante, esses conhecimentos é o que denomina-se currículo. A perspectiva interdisciplinar propõe articular todos os saberes, conhecimentos e áreas disciplinares entre si, levando em consideração o estudante como sujeito na descoberta, comunicação e ressignificação.
Portanto é um tema relevante por vir ao encontro da construção e efetivação da proposta curricular do município de Lages, que teve início no ano de 2011 e está sendo sistematizado este ano.
Por que é importante esta relação de educadores com palestrantes e pesquisadores?
Essa interação oferece uma visão critica de currículo, uma atenção voltada não para o que ensinar, delineada pela teoria tradicional, mas sim como ensinar e socializar. O tema “organizando o currículo numa perspectiva interdisciplinar", possibilitará uma reflexão entre educadores e pesquisadores acerca dos procedimentos metodológicos que garantam uma maior compreensão e domínio dos conteúdos por parte dos estudantes e que oportunizem um espaço democrático participativo no âmbito do ambiente escolar.
De que forma o congresso contribui para o dia-a-dia em sala de aula?
Entendendo que ensinar e aprender não se encerra nunca, os professores vêm percebendo a importância e a necessidade do aperfeiçoamento que o auxilie na busca de soluções para o gerenciamento e a qualidade do seu trabalho na escola, pois é lá que está o foco e a razão da sua atuação como educador - o educando.
Alexsandra Schlemper - Coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Lages |
Dentro de um contexto educacional contemporâneo, como diz Freire, "ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática".
O que se espera do educador após a participação no congresso?
A secretaria da educação vem tecendo a reformulação curricular e com o congresso no tema “organizando o currículo numa perspectiva interdisciplinar", vai propiciar informações para a retomada de uma reflexão sobre a teoria e a prática em sala de aula e a efetivação de maiores resultados.
Além é claro de reforçar a importância do processo de formação continuada dos educadores que hoje é uma referência para diversos outros municípios. Que após este momento os profissionais da educação tenham um leque maior de olhares e saberes, para que a prática nas salas de aula ocorram com mais plenitude, ética e eficácia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário