quinta-feira, 6 de junho de 2013

Animais de Estimação - Responsabilidades e Deveres

Já se sabe o quanto é prazeroso ter um animal de companhia, mas além de nos encherem de alegria eles nos trazem também responsabilidades.

Ao optar em ter um novo “membro” na família faz-se necessário ter conhecimento de alguns cuidados e deveres a serem tomados com o mesmo.

O primeiro passo é obter informações sobre as características e necessidades da espécie/raça pretendida. A escolha deverá estar de acordo com o seu temperamento e estilo de vida, assim como, com o tamanho do local onde o animalzinho ficará alojado (o espaço deverá ser compatível ao seu porte e necessidades de exercício). É importante também certificar-se que as outras pessoas que irão conviver diariamente com o animal estão de acordo e dispostas a participar ativamente nos cuidados com ele.

Se a escolha for mesmo ter um animal de companhia os seguintes cuidados deverão ser tomados:

·         Alimentação: Forneça alimentos apropriados a espécie e raça. Adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia e filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre água limpa e fresca a disposição.

·         Abrigo: o cão deve ter abrigo confortável, protegido do sol, chuva e vento. Os gatos preferem dormir em lugares altos.

·         Cuidados Médicos: os animaizinhos precisam ir ao médico veterinário para serem vermifugados e vacinados. O ideal é levar o seu amigo pelo menos uma vez ao ano para consultar, ou sempre que ele adoecer. Nunca administre medicamentos humanos, pois os cães e gatos são mais sensíveis a alguns remédios, podendo ate morrer.

·         Atividades Físicas: os animais necessitam de exercícios físicos diariamente. Durante o passeio sempre utilize coleira e guia. É segurança para o animal e para as pessoas. Se o animal for bravo utilize também a focinheira.

Castração: o animal castrado vive melhor, tem menos propensão a algumas doenças e fica mais dócil, além de contribuir para diminuição da superpopulação de animais no município.

·         Registro geral animal: consiste na aplicação de um microchip no dorso do animal. Sua aplicação é simples e garante a identificação do seu amigo, caso ele se perca, ou seja, roubado.

“Manter um animal implica muitos gastos. Certifique-se de que sua situação financeira permite comportar os custos que terá com o mesmo.”

Ser responsável é caminho mais correto e justo para a convivência com os animais de estimação!

Geanice Ledo
Médica Veterinária formada em 2008 pela Universidade do Estado de Santa Catarina.
Atua como veterinária e responsável técnica do Centro de Controle de Zoonoses desde 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário