quinta-feira, 26 de abril de 2012

Família, base da educação


Quando falamos em educação logo nos vem em mente, uma carteira, um quadro-negro, um professor... Enfim uma escola! Porém, antes da escola está a família e esta também é peça fundamental para que a educação aconteça de forma integral. Para falar sobre esta relação entrevistamos Ieda Barroso, Presidente Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz e Coordenadora Regional UEB-SC Insígnia Agente da Paz, confira.

Qual o papel da família na educação dos filhos?
A base de uma boa educação e formação deve se desenvolver em casa, mas existem alternativas e recursos que devemos buscar para complementar e auxiliar na boa formação de nossos filhos, e várias são as propostas que temos em nossa sociedade, tais como: o esporte, a música, o escotismo e outros.

Que tipo de educação, vocês enquanto pais buscam?
Queremos filhos limpos de corpo e alma, e buscamos o Escotismo para nos auxiliar. O Movimento Escoteiro tem como missão contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento; especialmente do caráter e esse é sem dúvida o maior desafio nos dias de hoje, ou seja, ver nossos filhos preparados para ser tornarem bons cidadãos, e que possam assumir com responsabilidade os seus atos e atitudes perante a sociedade.

O que se espera da sociedade em relação à educação?
Que haja uma sintonia maior entre a Sociedade, Poder Público, instituições e voluntariado. Que a sociedade possa preparar as gerações futuras incentivando-as e tornando possível a realização da busca do saber, do fazer e do acreditar. Que juntos tenhamos um único propósito: auxiliar na formação de jovens melhores, pois precisamos e acreditamos neles.

Foto: Ieda Barroso, marido e filho
Uma mensagem:
Baden Powell  um dia disse:
Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do serviço. Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cômodo; o Serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem. Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade”.



Um comentário: