quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tenente da PM abre ciclo de palestras pelo IJPB

Alunos e professores de oito escolas ligadas ao programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do Instituto José Paschoal Baggio, participaram ontem da primeira de uma série de palestras, ministrada pelo tenente coronel da Polícia Militar, Zinder José Guedes Cardoso.

As palestras têm como foco os direitos e deveres dos adolescentes perante a sociedade.
De acordo com a coordenadora do programa Lendo e Relendo, Edite Moraes, esta ação faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Polícia Militar.


Dentre os temas abordados, estão as responsabilidades do jovem, seu papel enquanto cidadão, as punições previstas em lei para menores infratores e os tipos de crimes e as relações familiares, dentre outros.


Trabalhando há cerca de 20 anos com palestras, o tenente coronel Zinder é pedagogo e desenvolve trabalhos de prevenção ao uso de entorpecentes.

Segundo ele, o objetivo da palestra é buscar uma grande reflexão das atitudes dos adolescentes no seu dia a dia. “Napalestra, tento buscar algumas situações que são do cotidiano do próprio adolescente, como o contexto da família, a relação da construção deste jovem para a nossa sociedade”, explica.


Professora da Associação Lageana de Assistência aos Menores (ALAM), Janete da Silva, participou da palestra juntamente com alguns alunos seus. Para ela, o tema veio ao encontro dos trabalhos que já desenvolve em sala de aula. “Eu como professora, tento resgatar dentro da sala de aula, com as minhas crianças, os princípios de família. Me identifiquei
muito com o palestrante”, completa.


Até o dia 15 de julho, 10 escolas devem receber as palestras do projeto, que deve ter continuidade no segundo semestre.

Texto: Núbia Garcia, jornalista do CL
Foto: Barbara Zanoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário