terça-feira, 19 de junho de 2012

Atuação e Atividades na Área Ambiental


O crescimento e o enriquecimento de uma região, nos dias atuais, deve estar em conformidade com padrões de desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais, como água e solo, e promovendo assim uma qualidade de vida. Sendo assim, a sociedade, cada vez mais, cobra esses princípios. Então a atuação de profissionais na área ambiental cresce a cada dia.
O Biólogo pode atuar na proposição de estudos, projetos e pesquisas, execução de análises, consultorias e assessorias técnicas, emissão de laudos e pareceres, realização de perícias, entre outras atividades relacionadas à área ambiental. Uma função extremamente importante hoje é o trabalho de educação ambiental, e o licenciado em Ciências Biológicas apresenta uma bagagem de atividades que visam promover a educação ambiental em espaços formais e não formais.

Uma profissão em crescimento nos últimos anos é o gestor ambiental, ele pode elaborar, implementar e manter projetos de gestão ambiental, aprimorar os sistemas de gestão e administração ambiental já existentes, analisar a região e planejar sua ocupação de modo a preservar o meio ambiente, elaborar produtos ou serviços ambientalmente compatíveis a realidade da região, promover o desenvolvimento sustentável de uma região, planejando a exploração natural de modo a não comprometer o meio ambiente, trabalhar com a reciclagem e processos de reaproveitamento de materiais.
O mercado de trabalho para profissionais da área do meio ambiente é amplo, principalmente agora, com a preocupação ambiental em primeiro plano, pois a humanidade está tomando consciência de que a sobrevivência depende de cuidados tomados em relação a isso. Os profissionais dessa área são muito requisitados, tanto no setor privado quanto no setor público. ONGS (Organizações não-governamentais) ligadas ao meio ambiente também empregam profissionais da área.

Michelle Pelozato
Bióloga, mestre em Ciência do Solo, especialista em Gestão e Auditoria Ambiental.
Formadora de Ciências na Secretaria Municipal de Educação de Lages e Professora dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas da UNIASSELVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário