quarta-feira, 27 de junho de 2012

Tenente da PM abre ciclo de palestras pelo IJPB

Alunos e professores de oito escolas ligadas ao programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do Instituto José Paschoal Baggio, participaram ontem da primeira de uma série de palestras, ministrada pelo tenente coronel da Polícia Militar, Zinder José Guedes Cardoso.

As palestras têm como foco os direitos e deveres dos adolescentes perante a sociedade.
De acordo com a coordenadora do programa Lendo e Relendo, Edite Moraes, esta ação faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Polícia Militar.


Dentre os temas abordados, estão as responsabilidades do jovem, seu papel enquanto cidadão, as punições previstas em lei para menores infratores e os tipos de crimes e as relações familiares, dentre outros.


Trabalhando há cerca de 20 anos com palestras, o tenente coronel Zinder é pedagogo e desenvolve trabalhos de prevenção ao uso de entorpecentes.

Segundo ele, o objetivo da palestra é buscar uma grande reflexão das atitudes dos adolescentes no seu dia a dia. “Napalestra, tento buscar algumas situações que são do cotidiano do próprio adolescente, como o contexto da família, a relação da construção deste jovem para a nossa sociedade”, explica.


Professora da Associação Lageana de Assistência aos Menores (ALAM), Janete da Silva, participou da palestra juntamente com alguns alunos seus. Para ela, o tema veio ao encontro dos trabalhos que já desenvolve em sala de aula. “Eu como professora, tento resgatar dentro da sala de aula, com as minhas crianças, os princípios de família. Me identifiquei
muito com o palestrante”, completa.


Até o dia 15 de julho, 10 escolas devem receber as palestras do projeto, que deve ter continuidade no segundo semestre.

Texto: Núbia Garcia, jornalista do CL
Foto: Barbara Zanoni

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estudantes da EEB Vidal Ramos Jr. criam museu na escola


Saindo dos muros da escola, os estudantes do Ensino Médio Integral da EEB Vidal Ramos Júnior realizaram com a professora Rute Netto Vieira uma visita ao museu Thiago de Castro.

A visita de estudos envolveu tanto os educandos que a turma organizou uma mostra de trabalhos e também criou seu próprio museu, mas com um diferencial, com objetos de seus familiares.

Acompanhe este belo trabalho foi desenvolvido, quem sabe você também inspira-se para fazer como eles?

 Desenvolvimento



Antes de simplesmente juntar objetos e montar a exposição é interessante seguir alguns passos:

- Conheça os museus de sua cidade.

- Liste o que mais chamou atenção nas visitas.

- Faça um roteiro de entrevista com o pessoal que trabalha no museu.

 Depois de saber como funciona o museu, e para criar na sua escola, você pode seguir a dica da turma da EEB Vidal Ramos Júnior:
 - Pesquise a história de seus familiares.

- Junte objetos que sejam interessantes.

- Conheça a história e data de cada objeto.

- Estes objetos podem ser: livros, calendários, relógios, instrumentos musicais, moedas, cédulas, fotografias e outros. 
Quando tudo estiver pronto, convide o público para conhecer.





Você sabe se comportar em um museu? Leia nossas dicas. 

Observe as obras com muita atenção! Não passe apenas por elas, tem coisas que você só poderá notar se analisar com cuidado!
Sempre se pergunte: Quem produziu? O que produziu? Em que tempo produziu? Para ajudar nessas respostas toda obra possui uma pequena placa com todas as informações sobre o material exposto! 
Nunca toque nas obras expostas. Algumas delas podem inclusive disparar um alarme de segurança! 
Não corra! Você poderá tropeçar e provocar acidentes. Além disso, os seguranças podem retirá-lo do museu! 
Não fique o tempo todo conversando... Mas sempre que tiver uma dúvida pergunte! 
 O museu serve para despertar sua curiosidade. E jamais FALE ALTO! Muitas pessoas gostam de contemplar as obras em silêncio! 
 Não é permitido comer e beber dentro de locais de exposição! 
 Muitos museus não permitem fotografar os acervos. O uso de luzes e flashes pode danificar as obras!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atuação e Atividades na Área Ambiental


O crescimento e o enriquecimento de uma região, nos dias atuais, deve estar em conformidade com padrões de desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais, como água e solo, e promovendo assim uma qualidade de vida. Sendo assim, a sociedade, cada vez mais, cobra esses princípios. Então a atuação de profissionais na área ambiental cresce a cada dia.
O Biólogo pode atuar na proposição de estudos, projetos e pesquisas, execução de análises, consultorias e assessorias técnicas, emissão de laudos e pareceres, realização de perícias, entre outras atividades relacionadas à área ambiental. Uma função extremamente importante hoje é o trabalho de educação ambiental, e o licenciado em Ciências Biológicas apresenta uma bagagem de atividades que visam promover a educação ambiental em espaços formais e não formais.

Uma profissão em crescimento nos últimos anos é o gestor ambiental, ele pode elaborar, implementar e manter projetos de gestão ambiental, aprimorar os sistemas de gestão e administração ambiental já existentes, analisar a região e planejar sua ocupação de modo a preservar o meio ambiente, elaborar produtos ou serviços ambientalmente compatíveis a realidade da região, promover o desenvolvimento sustentável de uma região, planejando a exploração natural de modo a não comprometer o meio ambiente, trabalhar com a reciclagem e processos de reaproveitamento de materiais.
O mercado de trabalho para profissionais da área do meio ambiente é amplo, principalmente agora, com a preocupação ambiental em primeiro plano, pois a humanidade está tomando consciência de que a sobrevivência depende de cuidados tomados em relação a isso. Os profissionais dessa área são muito requisitados, tanto no setor privado quanto no setor público. ONGS (Organizações não-governamentais) ligadas ao meio ambiente também empregam profissionais da área.

Michelle Pelozato
Bióloga, mestre em Ciência do Solo, especialista em Gestão e Auditoria Ambiental.
Formadora de Ciências na Secretaria Municipal de Educação de Lages e Professora dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas da UNIASSELVI

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Estudantes da EMEB Dom Daniel trabalham com Jornal

Tema: Trabalhando com o Jornal
Quem: 4º ano
Onde: EMEB Dom Daniel
Prof. Dilvana de Lurdes Genatta

Objetivos: Reconhecer o jornal como uma ferramenta de comunicação,informação no ambiente escolar, oportunizando assim a oralidade dos educandos
contribuindo no processo cognitivo dos mesmos. Ampliando assim seu vocabulário e seu repertório de argumentações.
Oportunizar o interesse pela leitura.

Desenvolvimento:
Levar alguns exemplares do jornal para sala de aula.
Deixar  que os educandos folheiem para localizar uma reportagem que lhe chame a atenção. Fazer a leitura, escrever no caderno o nome da notícia ou reportagem.
Fazer seu comentário.
Ler o título da notícia que escolheu e expor sua opinião para o grande grupo.

Notícia: VARIAS OBRAS PODEM PARAR EM LAGES, EM FUNÇÃO DAS ELEIÇÕES

Opinião: Esta noticia nos fala que devido as eleições a nossa ciadae perde em determinadas obras, que não podem ser feitas por receberem recursos do Governo Estadual, já que é um ano de eleições. 
  Aluna: Daniele da Rosa

Notícia: AEROPORTO PODE OPERAR EM JUNHO
Opinião: Uma notícia boa para nossa cidade, o nosso aroporto depois de receber uma infra estrutura adequada, começa a operar em junho oferecendo um melhor tráfego aéreo. 
    Aluna: Larissa C. Silva

 


  

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Últimos dias para increver-se no Enem

Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio acontece de 03 a 04 de novembro e as inscrições encerram no dia 15 de junho. Mas, muitas vezes a importância desta prova passa despercebida para os adolescentes e jovens, que tem que entender que precisam dedicar-se aos estudos desde a iniciação escolar e não apenas para " o dia do exame".

E, para aqueles que sonham e planejam fazer ensino superior e não tem condições financeiras de "bancar" os estudos, o Enem traz esta vantagem, pois se você obtiver sucesso na prova será mais fácil conseguir uma bolsa de estudos dentro dos programas do MEC com as Universidades.

Vale lembrar também que estudantes de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição.


Finalidade do Enem
Banco de Imagens do Google

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

 O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
Confira os dias da prova:

3 de novembro de 2012 (1º dia):
- Ciências Humanas e suas Tecnologias e;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

4 de novembro de 2012 (2º dia):
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e;
- Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30

Fonte: http://enem.inep.gov.br


quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Festa do Pinhão está aí, você sabe como ela começou?


Foto: Barbara Zanoni
Todo ano, na época do feriado de Corpus Christi, a cidade de Lages ganha novo cenário, a Festa Nacional do Pinhão, que tornou-se um evento de referência para os lageanos. Mas, você sabe como ela nasceu? Em que ano? Que foi seu idealizador? As respostas a estas perguntas podem ser encontradas nesta entrevista do escritor e colunista do Correio Lageano Névio S. Fernandes.

 - Quem foi o idealizador da Festa?
A realidade dos fatos, é que o introdutor intelectual dessa festa que está adquirindo tradição a cada ano que passa, é o saudoso Aracy Paim, que foi um misto de homem de tradicionalismo, comerciante e pessoa inteiramente dedicada à causa turística.
Mais tarde, Aracy Paim tornava-se um autêntico homem ligado ao movimento tradicionalista. Por alguns anos foi Patrão do CTG Planalto Lageano, promovendo bailes de São João e outras atrações gauchescas na Casa da Tradição do Parque de Exposições do Conta Dinheiro, que no seu dizer era o prosseguimento da Festa do Pinhão por ele idealizada.
Desta maneira, com todas as honras, cabe a Aracy Paim a feliz e genial ideia de ser o pioneiro da Festa do Pinhão.

- Em que ano isso aconteceu?
No ano de 1973, quando era Assessor de Turismo do Município, Aracy Paim resolveu instituir a festa, baseada na grande cultura lageana.

- Qual era a ideia inicial?
 A princípio, era sua ideia dar o nome de Festa do Pinheiro, quando até participei de reunião na prefeitura para tratar do assunto. De repente, Aracy ergueu a voz aos presentes e disse: "esta festa vai homenagear o pinhão", que aliás, no seu entender; trazia raízes de um legeanismo autêntico.
No mesmo ano, uma espécie de stand foi montado na Praça João Costa e ali durante alguns dias compareciam gaiteiros e cancioneiros de Lages e região, que movimentavam o ambiente de dia e à noite com seus vastos repertórios. Para variar, era realizada uma sapecada de pinhão no local e eram comercializados uma série de iguarias típicas da região.

- Como o senhor vê este contexto da Festa nos dias de hoje?
Algo do que muitos imaginam ou conhecem, com atrações do maior e elevado número de conjuntos artísticos, canções nativistas em sua Sapecada Nacional, comidas típicas, como motivos do pinhão, atrações nacionais e tudo o mais que caracteriza nossos costumes de povo campeiro e ligado às tradições gauchescas.
 Não fossem a fé e a esperança sempre renovada dos lageanos, o dinamismo e o espírito empreendedor daqueles que cultivam o pinheiro, não estaríamos hoje transformando a Festa do Pinhão num certame magnífico a mostrar aos que nos visitam a força dos que se propõem a fazer de Lages um centro dos mais expressivos do sul do País.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Programa reúne estudantes para falar sobre Profissões

      No dia 29 de maio o Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano realizou oficina com estudantes de 8° e 9° ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto. A atividade foi organizada e ministrada pela Assistente Pedagógica Barbara Zanoni.

     No encontro o tema abordado foi: "Leitura, Identidade e Formação" fazendo os jovens refletirem sobre a importância da leitura em sua formação, o papel de cada um na sua formação e construção de um perfil profissional.

 
     A partir de matérias veiculadas no Correio Lageano introduziu-se um debate: "Por que estudamos? / Por que trabalhamos". Em seguida após a discussão formaram-se duplas que deveriam criar um Classificado de acordo com as profissões recebidas.

Compartilhamos aqui as produções do encontro que ficaram muito interessantes muito legais e criativas, confira todas elas.



Médico

Precisa-se – Graduado em Medicina. Que tenha paciência, amor e paixão pela profissão.

Amanda Bittencourt, 8° ano, Colégio Motivação

Luana Rodrigues, 8° ano, EMEB Ondina N. Bleyer

 


Pedagogo

Procura-se – Pedagogo Particular. Que tenha facilidade de diálogo com crianças, boas referências e carta de recomendação. 8 horas de trabalho, salário de R$ 955,00. O emprego proporciona de graça uma residência em educação familiar e comunidade.

Camila Bastos, 8° ano, Colégio Motivação

Sabrina Ribeiro, 7ª série, EEB João Paulo I





Ortopedista

Procura-se – Ortopedista. Precisa ter especialização e experiência no assunto. Ser uma pessoa com muitos cuidados e que tenha disponibilidade de horários. Precisa conhecer bem os ossos do corpo humano.

Jéssica Batista de Oliveira, 9° ano, EMEB N. S. da Penha

Geice Batista de Oliveira, 9° ano, EMEB N. S. da Penha





Jogador de Futebol

Contrata-se – Jogador de Futebol. Deve ter ensino fundamental completo, saber falar no mínimo dois idiomas e ter experiência no ramo do futebol. Salário inicial de R$ 10.000,00. Interessados entrar em contato.

Samuel Paulino Linhares, 9° ano, EMEB Frei Bernardino

Milena Lopes Correa, 9° ano, EMEB Frei Bernardino



Veterinário

Procura-se – Pet shop Banho e Tosa procura veterinário qualificado e especialista em cuidar de animais.

Leonardo Lemos Lima, 8° ano, EMEB N. S. da Penha

Franciele da Silva Branco, 8° ano, EMEB Frei Bernardino



Designer Gráfico

Procura-se – Pessoa formada em designer gráfico. Exige-se ter curso de Photoshop, Corel Draw, Excel, Manutenção de computadores e que tenha experiência na área de informática empresarial. Salário de R$ 1.200,00. Trabalhando somente em dias de semana com folga de 15 em 15 dias. Não trabalhando aos feriados, passagem de ônibus e mais vale compras de R$ 300,00.

Mateus Souza dos Anjos, 9° ano, EMEB Izidoro Marin

Gabriel Pereira, 9° ano, EMEB Izidoro Marin




Farmacêutico

Procura-se  – Farmacêutico. Com experiência na área de trabalho e especialização, com no mínimo um ano de formação.

Thiago Hoog, 9° ano, EMEB Ondina N. Bleyer

Victor de Oliveira, 8° ano, EMEB Ondina N. Bleyer

Isadora Fernanda Batista, 9° ano, Colégio Motivação



Advogado

Procuramos advogados qualificados com experiência no emprego, com bom desenvolvimento na leitura que seja fluente em uma ou mais línguas. Interessados no emprego enviar currículo pelo site do fórum.

Gustavo Muniz, 9° ano, EMEB Izidoro Marin

Julli Aparecida de Campos, 8° ano, EEB Elza Deeke



Professor de Música

Procura-se – Um professor de música. Que saiba tocar diversos instrumentos e que possa dar aulas nos períodos matutino e vespertino. Preço a combinar.

José Alberto Grechoniak, 9° ano, Colégio Motivação

Vera Lucia Padilha Mortari, 8° ano, EMEB Belizária Rodrigues




Gari

Contrata-se – Gari. Precisa ter bom desenvolvimento, experiência no trabalho e bom comportamento. Acima de 18 anos. Salário a combinar, direito a vale transporte e alimentação.

Larissa de Souza, 7ª série, EEB João Paulo I

Jennifer das Almas de Mello, 7ª série, EEB João Paulo I






 
Assistente Técnico de Desenho Industrial

Contrata-se – Precisa ter 3° grau completo e um bom currículo. Salário inicial de R$ 5.000,00. Exige-se experiência na área de informática e designer específico. Interessados entrar em contato. Horário comercial, marcar entrevista com o Sr. Jonir.

Douglas Paes de Oliveira, 9° ano, EMEB Belizária Rodrigues

Jonir Silva Neto, 9° ano, EMEB Frei Bernardino