quarta-feira, 1 de junho de 2016

Desafio Olímpico

Leia o conteúdo a seguir e resolva os jogos da ultima edição do Lendo e Relendo.

Jogos Olímpicos

Idealizado pelos gregos, os Jogos Olímpicos foram criados por volta de 2500 a.C. Era natural os gregos homenagearem os deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Mas foi em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades.

Atletas das cidades gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas, entre elas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Hoje, a competição acontece de quatro em quatro anos, reunindo atletas de todos os continentes para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. 


A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.


Aproveite para identificar no informativo de hoje (167ª edição), os países através dessa imagem



Anéis olímpicos

O símbolo dos Jogos Olímpicos é composto por cinco anéis entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.


Cores
As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas por Pierre de Coubertin devido a frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas. 

Cada anel representa um continente, sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário