terça-feira, 28 de junho de 2016

Lages voou de Azul



http://www.clmais.com.br/informacao/97512/avi%C3%A3o-da-azul-linhas-a%C3%A9reas-pousa-pela-primeira-vez-no-aeroporto-de-lages



Hoje, às 15h10min, vindo da cidade de Campinas, em São Paulo, pousou o primeiro avião da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, em Lages. Com capacidade para 70 passageiros, este foi o primeiro voo de Lages para SP, depois de mais de 10 anos sem voos comerciais.

 ESTRUTURA|

O avião modelo turboélice ATR 72- 600, fará voos de domingo a sexta-feira, e as passagens, segundo a assessoria de imprensa da Azul, custarão a partir de R$ 119,90 (por trecho) ou oito mil pontos no programa TudoAzul.
O valor muda de acordo com a antecedência da compra e os dias escolhidos. Há uma disponibilidade de 10 passagens no valor promocional. A expectativa é que o primeiro voo seja diferenciado. Além de uma equipe da própria companhia aérea, políticos, como o prefeito Elizeu Mattos e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira farão a primeira viagem.

 DEMANDA|

Em relação ao número de passageiros esperado na rota, a empresa não disponibiliza a informação. Porém, no ano de 2015, a Secretaria de Aviação Civil, divulgou relatório chamado “O Brasil que Voa”. Nele, foram apresentadas as cidades que possuem passageiros para os aeroportos pesquisados, em 2014. A Serra Catarinense aparece na pesquisa com uma estimativa de mais de 35 mil passageiros/ano, que embarcariam em Florianópolis. Isso daria uma média de 97 serranos por dia utilizando o serviço.

Fonte: Correio Lageano




sexta-feira, 24 de junho de 2016

Jovens vencedoras do Prêmio RBS de Educação promovem piquenique literário em Lages


As jovens protagonistas do projeto “Ideias inovadoras: uma rede de leitores”, vencedor do 3º Prêmio RBS de Educação, realizarão na próxima sexta-feira (24), a partir das 14h, um piquenique literário em Lages. O evento é gratuito, aberto a toda comunidade lageana, e acontecerá no Tanque (Parque Jonas Ramos – Centro). 

O piquenique literário é uma das atividades previstas no projeto das jovens, que tem o objetivo de incentivar a leitura na cidade. Será uma tarde agradável e de muita diversão, com contação de histórias, trocas e doações de livros. Cada participante deverá levar seu lanche para fazer o piquenique no local e a música fica por conta da banda Ultimundo. 

Convide seus amigos, leve seus livros para troca e doações, e espalhe o hábito da leitura pelo principal parque da cidade. Participe! 


Serviço: O quê: Piquenique Literário 
Quando: 24 de junho de 2016, a partir das 14h 
Onde: Tanque (Parque Jonas Ramos) – Lages/SC

Contato: Fernanda Justus 
fernanda.justus@fmss.org.br 
(48) 3216-3090

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Desafio Olímpico

Leia o conteúdo a seguir e resolva os jogos da ultima edição do Lendo e Relendo.

Jogos Olímpicos

Idealizado pelos gregos, os Jogos Olímpicos foram criados por volta de 2500 a.C. Era natural os gregos homenagearem os deuses, principalmente Zeus, com realização de competições. Mas foi em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades.

Atletas das cidades gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas, entre elas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Hoje, a competição acontece de quatro em quatro anos, reunindo atletas de todos os continentes para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. 


A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos e o espírito olímpico são os princípios dos jogos olímpicos.


Aproveite para identificar no informativo de hoje (167ª edição), os países através dessa imagem



Anéis olímpicos

O símbolo dos Jogos Olímpicos é composto por cinco anéis entrelaçados, com as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco. Este foi originalmente concebido em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos.


Cores
As cores utilizadas nos cinco anéis da bandeira foram escolhidas e representadas por Pierre de Coubertin devido a frequência em que aparecem nas bandeiras das diversas nações no mundo. Pelo menos uma das demais cores está presente em cada bandeira, dessa forma, além de simbolizar a união dos cinco continentes, integra todos os países, fornecendo um sentido universal para as Olimpíadas. 

Cada anel representa um continente, sendo o anel azul correspondente a Europa, o anel amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas.