segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Orientação Educacional


        É  o início de um novo ano, e com ele a volta da rotina escolar, anunciando que 2013 trará consigo muito trabalho, esforço ,dedicação e grandes conquistas. Diante de um público tão seleto como nossos estudantes, faz-se necessário que a equipe escolar esteja preparada, instrumentalizada, capacitada e bem acompanhada. Sendo o profissional que atua como Orientador Educacional de fundamental importância para o processo de construção do conhecimento.

         O papel do Orientador Educacional visa auxiliar a interação de professores, estudantes, pais e toda a comunidade escolar, articulando assim as relações, interferências e ações  na escola.

         Este profissional deve estar capacitado e engajado para auxiliar no desenvolvimento pessoal dos professores e estudantes, ajudando-os a refletirem sobre sua realidade, escolhas e vivências, desenvolver e despertar atitudes de otimismo e auto estima, assessorando, ouvindo, acompanhando, dialogando, organizando, orientando, despertando valores, atitudes, emoções e sentimentos. Compete também a este profissional intermediar os conflitos escolares, levando a equipe a construir  relações de confiança, respeito e diálogo, promovendo parcerias com a família, escola e comunidade.

         Entre tantos desafios, o de avaliar o processo pedagógico, mapeando problemas, coletando dados de rendimento, auxiliando  em conselhos de classe,  promovendo  reuniões pedagógicas com formação e capacitação, dando assim suporte para os professores obterem os diagnósticos de suas turmas, é o que mais requer esforço deste profissional, pois é com base nestes resultados  que obtém-se  dados avaliativos para direcionamento de caminhos, visando sucesso na aprendizagem dos estudantes.

           O Orientador Educacional está inserido nas escolas juntamente com a  equipe diretiva, e é peça importante para  o pedagógico da mesma, este profissional precisa ser responsável, humilde, ter compromisso, ética, comunicar-se bem, ser organizado, flexível, competente e saber trabalhar em equipe. Precisa ter hábitos constantes  de leitura, ler referenciais literários sobre psicologia, gramática, textualidade, avaliação, planejamento, conflitos gerais e muitos outros  que enfoquem  a dinâmica escolar, selecionando e repassando para a equipe de professores ,afim de auxiliá-los e também como crescimento profissional.

           Enfim, o principal objetivo do Orientador Educacional é auxiliar a escola na organização, realização e execução  do Projeto Pedagógico e construir com os estudantes reflexões sobre sua formação de cidadãos, conscientes e críticos no processo educacional e social, lembrando sempre que nossa essência, é buscar ser feliz ! Como diz Cora Carolina. “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”









Maribel Rosa Balardin Lemos
Orientadora Educacional na EMEB. Mutirão   

Nenhum comentário:

Postar um comentário