sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Amanhã o Programa Completa 8 anos


 Susana Küster | Correio Lageano

 O Lendo e Relendo com o Correio Lageano, incentiva a leitura em mais de 15 mil alunos nas escolas da Serra Catarinense
 
Neste sábado, faz 8 anos, que foi criado o programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano que incentiva o gosto pela leitura por meio do jornal. Esta inserido nas escolas da rede municipal, estadual e particular da região. O programa, a cada ano aumenta o número de participantes, desenvolvendo cada vez mais a leitura entre crianças, adolescentes e jovens.

São mais de 15 mil estudantes, 1.200 professores e 40 escolas envolvidas. O programa desperta tanto o interesse das escolas, que há uma lista de espera com 43 instituições de ensino da região.
Nesses 8 anos de atividades, a coordenadora do programa, Edite Moraes, avalia que a aceitação dos alunos e professores ao Lendo e Relendo é cada vez maior. “Eles abraçam as atividades que são desenvolvidas”, diz.
O blog e o facebook do programa, trouxeram mais interatividade e participação.  Os alunos deixam mensagens e trocam experiências sobre as atividades realizadas.

O informativo que é publicado quinzenalmente dentro do Correio Lageano, começou com apenas meia página e hoje 12 páginas ilustram textos dos alunos e professores, e ações realizadas nas escolas. Além de um espaço para jogos. “A tendência é que o número de páginas aumente, pois as escolas sempre estão fazendo muitas atividades”, comenta.

Ela conta que quando os professores que já conhecem o programa, vão dar aula em alguma escola que não possui o Lendo e Relendo, eles pedem pela inclusão ao programa.

Os professores notam que os estudantes inseridos no programa apresentam melhoras na leitura e escrita. Eles também desenvolvem o senso crítico e interpretam os textos com mais facilidade, além de se interessarem mais pela leitura e aumentarem seu vocabulário por meio do jornal.

Uma das atividades desenvolvidas pelo programa é o Lendo e Relendo no Parque, que acontece uma vez por ano e sempre supera as expectativas.
Neste ano, o evento aconteceu no dia dos pais e reuniu mais de 7 mil estudantes. Em torno de 50 empresas e parceiros ajudaram no Lendo e Relendo no Parque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário