sexta-feira, 25 de maio de 2012

Escolas desenvolvem atividades envolvendo a Família


O sucesso da educação está não só ligado a escola, mas também a família e a comunidade. Diante deste fato as escolas da rede municipal de Lages, desenvolvem todo o ano no dia 25 de maio o "Dia da Família na Escola". A intenção é estreitar o vínculo com os familiares e fazê-los perceber o quanto são importantes e fundamentais no aprendizado dos educandos.

Acampamento com os familiares


Na EMEB Nossa Senhora da Penha a professora Janaína de Souza, realizou com os Pré 01 e 02 um dia/noite do acampamento. A sala de aula, transformou-se e deu lugar a imaginação dos pequenos. Teve contação de histórias, apresentação de vídeos e também um lanche especial, preparado pelos familiares.

Contação de Histórias
Os pais participando da corrida de sacos
 Já no CEIM Filhos dos Funcionários os familiares participaram de atividades diversas, como dança da cadeira, corrida de saco, confeccionaram trabalhos junto com as crianças e acompanharam a rotina do centro de educação. Os pequenos ficaram na torcida, e incentivando os familiares a participarem.


Familiares com os pequenos


  Parabenizamos a organização dos educadores que de forma muito criativa receberam todos com muito carinho.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Programa promove encontro com a Família

     No dia 17 de maio, o Programa Lendo e Relendo esteve na Escola de Educação Básica Municipal Izidoro Marin para realizar oficina pedagógica com os pais dos educandos que participam do Programa.

      Além de levar jornal e informação trabalhamos as diferentes leituras: da receita do bolo, das embalagens no supermercado, das placas, as leituras de mundo e realidade da comunidade.

     Realizamos dinâmicas de leitura e expressão por meio do jornal e mostramos aos familiares a influência que eles exercem na educação e aprendizado de seus filhos.

      Algumas avaliações mostram o quanto o trabalho realizado é gratificante e contribui para a formação de valores da comunidade.
    
Compartilhamos alguns depoimentos sobre a oficina:

" Agradecemos a vocês pela oportunidade de um encontro, onde junto com nossos filhos aprendemos mais sobre a importância da leitura para o futuro. Parabéns pela atitude que vocês tem de passar o que sabem para os alunos nas escolas e o trabalho na instituição".

"Gostei do encontro e acho que deveria ter mais atividades como essa na escola, tanto para os alunos como para os pais".

" Foi bom o encontro para os pais saberem o que seus filhos estão aprendendo. Seria maravilhoso ter outros momentos como o de hoje. Vocês tinham que vir mais vezes. Obrigada".

"Agradeço a oportunidade de vir a escola, e espero poder ir em outros encontros do Lendo e Relendo. Quando tiver o cursinho da reciclagem quero ter a oportunidade de participar. Obrigada".
     
     Agradecemos a acolhida da escola que sempre é parceira de todas as atividades desenvolvidas pelo Programa. E, em especial as amigas Carmem Wolff e Sônia Marisa, por confiarem em nosso trabalho.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Representante da Pastoral da Criança recebe Diploma de Honra ao Mérito

Carlos Alberto Wolff de Matos foi homenageado na Câmara de Vereadores de Lages
A Câmara de Vereadores de Lages concedeu Diploma de Honra ao Mérito e Placa Comemorativa ao nosso amigo Carlos Alberto Wolff de Matos, também representante dos "Amigos da Pastoral da Criança" pelo belíssimo trabalho solidário que ele desenvolve junto a comunidade.

O Programa Lendo e Relendo sempre apoiou suas atividades, disponibilizando os mascotes e materias que pudessem levar para crianças. Trabalhos como estes merecem reconhecimento. 

Compartilhamos também um trecho de seu agradecimento, parabéns amigo! Continue na fé, realizando este belo trabalho!

Acredito que viver o Evangelho de Jesus Cristo é a maneira especial de dizer Obrigado! Agradecer pela vida e todos os dons. Quando iniciei minhas palavras, citei um versículo da Primeira Carta de São João: “Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!” Assim ocorre com esse magnífico grupo, a Pastoral da Criança, que se põe a trabalhar com a multimistura... que se põe a caminhar e visitar as famílias... Relatam muitos casos aos órgãos governamentais... Auxiliam com suas experiências... Acompanham gestantes... Cuidam das crianças!





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Jornalista e Coordenadora de Programa Jornal e Educação escreve sobre Educomunicação

Para falar sobre o tema Educomunicação, convidamos a coordenadora do Projeto Vamos Ler, Talita Moretto que deu sua contribuição para o Lendo e Relendo. Leia o artigo na íntegra que foi publicado em nosso informativo impresso.

Para educar é preciso ouvir os sons da classe 
 
Talita Moretto – Jornalista, especialista em uso de 
mídia e novas tecnologias na educação, coordenadora 
do Programa Jornal e Educação 
“Projeto Vamos Ler / Jornal da Manhã”.
 Autora do blog “Sala Aberta – 
Para discutir o uso inteligente 
de mídia na educação” (salaaberta.com). 
Contato: talitamoretto@salaaberta.com.

A união entre os campos da Educação e da Comunicação vem sendo discutida desde a década de 70 através do jornalista e professor uruguaio, Mário Káplun. Em seu livro “La educación para los meios” (1987), Káplun mostra que a junção destes dois campos das ciências humanas ajuda no processo de formação do ser humano em todos os níveis. Ele também enxergava a comunicação como difusor da educação. No Brasil, Ismar Soares aderiu ao tema proposto por Káplun e elegeu a mediação como sendo o ponto alto desse processo, e foi um pouco além: propôs não apenas a transmissão, mas a transformação do ambiente.
A partir da década de 80 é que começam a surgir as primeiras editorias de Educação, que é quando a Comunicação começa a vê-la como um campo de intervenção. Atento a isso, no final dos anos 90, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, sob a coordenação de Soares, desenvolveu uma pesquisa junto a um grupo de 178 especialistas de doze países da América Latina, para ver como esses temas estavam sendo trabalhados. Descobriu-se que os doze tinham as mesmas referências teóricas e metodológicas e que a comunicação não era usada apenas na perspectiva funcionalista. Estava emergindo uma forma diferente de encarar a relação comunicação-educação: era a Educomunicação.
O conceito da Educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, dentro dos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber porque reconhece que todas as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de conhecimento, independentemente de sua função operacional no ambiente. Coloca-se então aprendiz e mestre no mesmo patamar para compartilhar saberes e aprendizados. É o momento da participação. O interessante neste processo é que a “ação” é presença constante. Além de ler, interpretar, contextualizar e opinar, a EducomunicAÇÃO acrescenta o fazer.
Produzir comunicação (ou aprender fazendo) é a melhor metodologia para que o professor consiga entender o porquê de seu estudante estar ali. Não se pode ignorar o que é aprendido fora da escola e nem camuflar o quanto da “vida real” é levado para dentro dela. Utilizar recursos midiáticos (jornais, revistas, televisão, internet) nas aulas é mais que trazer o mundo para dentro da escola, é aceitar o que existe no mundo de seu aluno.
Gosto de comparar o processo de formação educativa com um bom espetáculo, que é construído por todos na “atuação em equipe”. É preciso do rapaz do som, daquele que cuida das luzes, da cortina, da bilheteria, do que organiza e limpa o local, da plateia. Daí pergunto: Você vai educar para o mundo excluindo os personagens, tapando os olhos de seus aprendizes para as cenas, ignorando o contrarregra e pedindo silêncio? “A educação é comunicação na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”, escreveu Paulo Freire em “Extensão ou comunicação?” (1992).



quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coral Cantou e Encantou o público


"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito... Dento do Coração, assim falava a Canção..." Com certeza guardaremos em nossa memória e coração este grande espetáculo que deixou todos encantados. 

Além das Meninas Cantoras da Klabin tivemos a participação do Grupo de Dança Contemporânea Passo Certo, Grupo de Capoeira, Coral e Músicos da Orquestra Sinfônica de Lages. 

O Coral interpretou 10 músicas de Milton Nascimento durante 1h15' de espetáculo o que provocou o brilho no olhar dos pequenos e também dos adultos que impressionavam-se a cada música e movimento realizado.

O evento foi realizado pela Klabin SC em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio e Correio Lageano.

Confiram as fotos das Meninas Cantoras da Klabin: Uma Homenagem aos 70 Anos de Milton Nascimento
 
Coral Meninas Cantoras da Klabin
Grupo de Dança Contemporânea - Passo Certo





O público lotou o Teatro Marajoara nas duas sessões

"Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre..."




As meninas não só cantaram como encantaram a todos que prestigiaram o espetáculo


Uma mistura de expressões: Canto e coreografias
Participação Especial do Coral da Orquestra Sinfônica de Lages na música "Canção da América"
Combinação entre vozes...
O "Jovem Milton Nascimento" interagiu com a apresentação durante a canção "Coração de Estudante"

A união de vozes e músicos abrilhantou a apresentação da noite - Meninas Cantoras da Klabin,
Coral e Músicos da Orquestra Sinfônica de Lages
Crédito das Fotos: Ricardo Bampi

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Meninas Cantoras prometem emocionar público lageano

O Coral das Meninas Cantoras da Klabin promete encantar o público que comparecer ao Teatro Marajoara amanhã, 4 de maio, sexta-feira. Serão duas sessões, sendo que a primeira, às 15h30min, é destinada às crianças do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano, do Instituto José Pascoal Baggio. A segunda apresentação, às 19h30, será aberta à comunidade.

Cerca de 10 mil pessoas já tiveram a oportunidade de assistir ao Coral das Meninas Cantoras da Klabin em várias cidades do sul do Brasil e até mesmo no Teatro Municipal de São Paulo. Atualmente é composto por 70 meninas com idade entre 7 e 17 anos, todas filhas de colaboradores e da comunidade da Unidade Monte Alegre, de Telêmaco Borba (PR).
Sempre com o objetivo de divulgar a cultura nacional, o show que será apresentado em Lages tem como título “A força da voz brasileira: uma homenagem aos 70 anos de Milton Nascimento”. Serão  interpretadas dez canções do cantor e compositor, com show de duração de aproximadamente
1h15min.

De acordo com Maria de Lurdes Araújo, gerente de suporte e serviços, responsável pelos projetos socioeducativos e culturais da Klabin da Unidade de Monte Alegre, o Coral foi criado em 2004. “A Klabin tem uma política de sustentabilidade, aliada à prática responsável social na comunidade,
e acredita que contribuir com a formação do cidadão é de extrema importância, por isso há sempre o interesse de participar e criar projetos de educação que contribuam com a autoestima e formação de valores das pessoas”, explica.


Para o diretor industrial da Unidade de Papéis da Klabin, Sadi Oliveira, a parceria com o Instituto José Pascoal Baggio é muito importante. “É uma reedição do que tivemos em 2008, quando o coral esteve em
Lages pela primeira vez. Naquela ocasião a repercussão foi grande e muito positiva, tornando a experiência muito proveitosa. A Klabin, através desses projetos sociais, sente- se integrada às comunidades”, enfatiza.

Além do coral, quem for assistir ao espetáculo também poderá conferir as apresentações dos grupos de Capoeira e de Dança Contemporânea, pertencentes ao Programa Passo Certo – da Unidade
Monte Alegre da Klabin, e do Coral da Orquestra Sinfônica de Lages e músicos convidados.