O que vocês acham do uso do laboratório de informática na sua escola? A escola tem blog, site, orkut, e-mail? Você e seus professores são espertos na informática? Como vocês utilizam a internet? Já viajaram com o professor de história para outros países? Já visitaram museus e pontos turísticos por toda parte do mundo, em geografia e artes? Quais as disciplinas que disponibilizam aulas no laboratório de informática e transformam a aula em algo mais que bate papo, MSN e orkut? O conhecimento de mundo está acessível a todos nós basta aproveitar-se dos meios para gerar informação e não conflitos.
Quando era professora recebia os trabalhos de pesquisa por e-mail. Lia corrigia, fazia as anotações, o que é comum a todos os professores. Depois devolvia aos alunos por e-mail. Hoje, conheço professores que agem assim e facilitam sua vida de carregador de cargas e ainda ganharam mais tempo, dúvidas sobre o conteúdo abordado a internet resolve. Se foi copia e cola a solução está ali bem na sua frente. Ou seja, gerar conflito porque se é bem mais fácil partilhar a internet? Quando se reflete sobre as práticas pedagógicas, torna-se essencial dedicar-se um tempo ao planejamento das atividades que serão trabalhadas em sala de aula, criando estratégias de ações que despertem nos alunos o apreço pelas descobertas.
Manter o foco na educação valorizando o coletivo, o respeito, a qualidade, a criatividade e expressividade do aluno é sem dúvida uma ação inovadora a televisão, vídeos, jornais, revistas, livros paradidáticos e a internet promovendo a aproximação dos alunos com os professores, da escola com os pais, da comunidade com o mundo informando sobre vivências e conhecimentos entre todos os envolvidos.
Que tal refletirmos sobre estas questões? É só comentar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário