Quero refletir sobre um novo estilo de fazer pedagógico que está emergindo. E, emergindo através do fluxo intenso das comunicações no planeta, está nascendo simultaneamente no âmbito local, estadual, nacional e transnacional. Gosto desta palavra transnacional, ou seja, transversal aquilo que transita, está em movimento e assim deve ser a educação.
A Educação está modificando-se. Tornando-se mais participativa e efetiva com a sociedade relacionando-se com os problemas sociais existentes, num diálogo interdisciplinar. Esses novos estilos de dialogar com o mundo, as ferramentas da tecnologia, são reconhecidamente os motivos destas mudanças, as quais certamente poderão realimentar um educador(a). Oferecendo oportunidades de expressar seu conhecimento para fazer de suas aulas algo atraente para os estudantes e fundamental para aprendizagem. Pensar em educação é fazer, é aprender, é construir, é buscar, é mudar para chegar a excelência, é saber.
É preciso formar os estudantes em termos de sua capacitação para a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em função de novos saberes que se produzem e demandam num novo tipo de pesquisa e informação. Poder lidar com novas tecnologias e linguagens, ter capacidade de responder a novos ritmos e processos.
Novas tecnologias o que seria isto para a geração digital? Acredito que para as gerações que estão na sala de aula possamos dizer inovações das tecnologias. Porque, para nós professores é novidade. Conheço professores que se adaptaram muito bem com estas modernidades e fazem de suas aulas um verdadeiro show de imagens e sons. Vive com os estudantes a utilização das tecnologias fazendo de suas aulas algo mais dinâmico que facilitam a compreensão dos alunos, motivando-os pela curiosidade a pesquisa, ao conhecimento e utilizar estas novidades como ferramenta didática. Porém o tema tecnologias vai mais além.
O que falar sobre as novas tecnologia de comunicação que levam a educação a uma nova dimensão de aprender a fazer: educador e, educando. As escolas receberam laboratórios de informática com equipamentos que podem facilitar a vida ou torná-la um grande problema. A atualização dos professores nesta área e a agilidade dos alunos em utilizar-se deste meio são contraditórias salvo os professores mais jovens, que pertencem a era digital. Mas, o que dizer sobre o futuro? As tecnologias estão aí e precisamos nos informar e utilizá-las de acordo com as necessidades.
No laboratório de informática a escola tem blog, site, orkut, e-mail, tem mais bate papo, MSN e outros recursos. O conhecimento de mundo está acessível a todos nós basta aproveitar-se dos meios para gerar informação e não conflitos.
E, os e-mails são uma ótima ferramenta, por meio deles lemos as mensagens, corrigimos e aprovamos correspondências ou materiais a serem publicados, fazemos anotações, pesquisamos e informamos os alunos sobre os temas didáticos a serem trabalhados em sala de aula. Recebemos seus trabalhos e nos comunicamos.
Outra ferramenta é o Google Docs para documentos mais pesados, os alunos ou professores podem postar informações, imagens e disponibilizar para mais pessoas o acesso. Quando se reflete sobre as práticas pedagógicas, torna-se essencial dedicar-se um tempo ao planejamento das atividades que serão trabalhadas em sala de aula, criando estratégias de ações que despertem nos alunos o apreço pelas aulas e não somente pelo atrativo da internet.
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