quarta-feira, 8 de março de 2017

Brasil: 8 em 10 professores da educação básica são mulheres

O Lendo e Relendo aproveita esse dia 8 de março, para pensar sobre uma realidade enfrentada pela educação, são conceitos e paradigmas que precisam ser rompidos na sociedade. Muito já se conquistou, mas ainda há muito que ser transformado.

A reportagem é de Simone Harnik, do Todos pela Educação.

As mulheres compõem 81,5% do total de professores da educação básica do país. Em todos os níveis de ensino dessa etapa, com exceção da educação profissional, elas são maioria lecionando. De acordo com dados da Sinopse do Professor da Educação Básica, divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) no fim de 2010, existem quase 2 milhões de professores, dos quais mais de 1,6 milhão são do sexo feminino.

Esse percentual pode ser explicado historicamente, como aponta a socióloga Magda de Almeida Neves, da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Segundo ela, a sociedade brasileira associa a função do professor a características geralmente consideradas femininas, como a atenção, a delicadeza e a meiguice.

Esses predicados são comumente associados aos de uma mãe e, para possuí-los não é necessário qualificação profissional. Com isso, os salários do magistério podem ter sofrido impactos, se desvalorizando frente a outras profissões e  fazendo com que a Educação permaneça como um "gueto feminino no mercado de trabalho", nas palavras de Magda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário