quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Termos educacionais

O ano letivo está prestes a começar e principalmente nesta época o educador estará mais focado em estudos. Por isso, selecionamos alguns termos e significados, assim você não ficará na dúvida na hora de se organizar.

PLANEJAMENTO
“Planejar é antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades
criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.” (Celso Vasconcellos)


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.”
(Ilma Passos de Alencastro Veiga)


AVALIAÇÃO
“A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. A avaliação é inclusiva
porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político-pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante.”
(Cipriano Luckesi)


PCN
Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais de qualidade elaboradas
pelo Governo Federal para nortear as equipes escolares na execução de seus trabalhos.
Criados em 1996, as diretrizes são voltadas, sobretudo, para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares de todo o Brasil - obrigatórias para a rede pública e opcionais para as instituições privadas. Ou seja, o objetivo principal dos PCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano.


LRE
Neste ano, a Lei de Responsabilidade Educacional (LRE) deve começar a tramitar na Câmara dos Deputados. A matéria contém quatro princípios básicos: o estabelecimento de um padrão mínimo de qualidade para todas as escolas do país; o financiamento suplementar
da União; a responsabilização pelas metas do PNE e a proibição do retrocesso social. A ideia de não se ter retrocesso traz a condição de que nenhum governante poderá ter, ao final
de seu mandato, um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) menor que o último de seu antecessor, sob pena de ficar inelegível pelos próximos quatro anos. O mecanismo seria utilizado até que sejam atingidas as metas de qualidade do PNE. Se o gestor não cumprir com o exigido por algum motivo de força maior, terá todos os
meios para se justificar. 


IDEB
A Prova Brasil e o Saeb foram novamente aplicados em 2013, o que significa que, em 2014, haverá a divulgação de um novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cerca de 7,6 milhões de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todos
os Estados e do Distrito Federal participam do processo.


ANA
Em 2014, pela primeira vez, serão divulgados os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), criada pelo MEC no ano passado. A prova é composta por avaliações de leitura, escrita e matemática.

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