E lá se foi o
primeiro semestre e com ele, para muitos, a expectativa de tirar boas notas e
retornar tranquilo às aulas após as férias de inverno.
A decepção de quem
não conseguiu atingir a média e se sente “com a corda no pescoço” pode ser
percebida claramente, pois ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o tirar
nota baixa é sinônimo de preguiça, de falta de comprometimento ou até mesmo de
falta de interesse pelos estudos. Muitas vezes o aluno se sente confuso não
identificando, com clareza, como deve fazer para estudar e aprender o que
estudou.
Cybele Meyer
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Claro que eu poderia
começar dando dicas famosas como: prestar atenção na aula, anotar o que achar
importante, estudar em casa diariamente o conteúdo dado em sala, e tantas
outras nossas conhecidas. Mas não é esta a minha intenção. O que quero na
verdade é que o aluno se conheça e com isso trace seu próprio caminho de estudo
alcançando a aprendizagem. Para isto é importante identificar qual a linguagem
que o aluno tem potencializada para que consiga se comunicar, primeiramente
consigo mesmo, e depois com o seu professor.
Pareceu confuso? Pois então vou
explicar:.
Temos três canais de
comunicação: o visual, o auditivo e o cinestésico. Quem tem o canal cinestésico
mais desenvolvido precisa sentir o seu
corpo e por isso necessita fazer
para aprender; quem tem o canal visual mais desenvolvido necessita ver para aprender e quem tem o canal
auditivo mais desenvolvido necessita ouvir
para aprender. Vocês perceberam que sempre mencionei “mais desenvolvido”, pois
na realidade temos os três canais, sendo que um é mais potencializado que os
outros dois.
Diante disso vou
fazer três perguntas para que você identifique qual dos seus canais é mais
desenvolvido:
1- Quando o professor está
ministrando a aula oralmente você:
a) Precisa olhar para ele prestando atenção em todos os seus movimentos;
b) Fica anotando o que o professor fala sem precisar ver o que ele está
fazendo;
c)
Fica mexendo na sua mochila ou em
outros pertences.
2- As anotações feitas em seu caderno em sala de
aula normalmente têm:
a) Texto com palavras grifadas com caneta colorida ou marca texto;
b) Apenas palavras e referências;
c)
Gráficos, mapas conceituais,
caricaturas, desenhos, etc.
3- Nas reuniões em família você:
a) Fica sentado prestando atenção em tudo que falam ou fazem;
b) É quem recebe os convidados, conta piadas, conta histórias;
c)
É quem arruma a mesa, traz as
bebidas, serve os convidados, etc.
Resultado:
Se a letra “a” foi a mais
escolhida sua comunicação é a “Visual”
Se a letra “b” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Auditiva”
Se a letra “c” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Cinestésica”
Se a letra “b” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Auditiva”
Se a letra “c” foi a mais escolhida sua comunicação é a “Cinestésica”
Agora que você já
sabe qual é o seu canal de comunicação, vamos às dicas de como estudar e obter
melhor aproveitamento.
Comunicação auditiva: ler e estudar em voz alta; substituir a letra de
uma música pelo conteúdo e cantá-la, usar diferentes tons de voz para ressaltar
o que é importante ou o que apresenta dificuldade.
Comunicação cinestésica: estudar caminhando; mascar chiclete durante o
estudo, estudar jogando bolinha na parede ou qualquer atividade que o faça
sentir confortável.
Cybele Meyer – Escritora, Educadora, Artista Plástica, Advogada,
Psicopedagoga, Pesquisadora e Formadora de
Professores na área de tecnologia aplicada à Educação.
Suas obras: Inteligências na Prática Educativa, Menina Flor e O Diário de Juliana
Artigo publicado no informativo Lendo e Relendo edição 191.
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