Capa do Informativo Lendo e Relendo 27-03-2013 |
A cada dia que passa, descobrimos cada vez mais o quão necessária
a matemática é em nosso dia a dia. Seu uso é uma constante em nosso cotidiano.
Sobretudo, ainda são necessários muitos argumentos para convencer nossos alunos
sobre a utilidade da mesma em nossas vidas...
Porém, a questão principal é: Como fazer os estudantes perceberem
que a matemática vai além dos conteúdos curriculares, da soma, da divisão,
tendo em vista que por várias décadas, o ensino da matemática se resumiu
somente em transmissão de um conhecimento aonde o professor é detentor de todo
o saber, fazendo uso das regras e fórmulas em suas aulas, apenas para serem cobradas numa avaliação posterior, sem os
estudantes terem a real oportunidade de entender o porquê das atividades
ministradas pelo seu tutor? Posterior a isso, com o avanço das novas
tecnologias, a utilização de computadores e afins em qualquer situação, há uma
preocupação dos atuais professores em mostrar a real necessidade do aprendizado
da matemática para a vida, faz com que a visão antiga sobre o ensino da
matemática comece a ser alterado.
Professores matemáticos, realmente preocupados com o futuro
profissional de seus estudantes procuram incansavelmente e encontram inúmeras
fórmulas e métodos, para moldar a matemática em uma ciência viva. Deixando
transparecer a real utilidade dela na vida
pós-escolar desses aprendizes. Fazer com que o aluno entenda que a
matemática está sempre presente é de extrema importância para o desenvolvimento
de uma carreira promissora no futuro de qualquer cidadão. Com essas referências
de ensino, nós professores de matemática, sem exceção, podemos observar e
ressaltar com clareza que o melhor aliado para um verdadeiro ensino de
matemática, aquele ensino onde o aprendizado ultrapassa os muros da escola, e
não termina e nem desaparece no momento em que o estudante conclui uma prova, é
a utilização de atividades que contemplem os conteúdos matemáticos, facilitando
assim uma melhor compreensão da disciplina em questão. Pois, por toda a nossa
vida, fazemos regularmente, todos os dias, diversos tipos de cálculos, sobre
preços, pagamentos, etc.
E diante disso, percebemos a necessidade do aproveitamento dessas
aulas, principalmente as ministradas nas séries finais do ensino fundamental
(que compreende do 6º ao 9º ano) para uma transformação e formação humana
adequada. Porém, torna-se então impossível desassociar a matemática do dia a
dia de qualquer pessoa.
Vivenciamos até mesmo de forma oculta, sem nos darmos
conta, durante cada passo que damos, em todos os nossos movimentos. Porque com
certeza, ela vai estar lá: A matemática. E por essa razão, por ser uma presença
inigualável nas necessidades de cada um, torna-se imperativo ao aluno conhecer
e aprender mais sobre essa matéria e o que ela tem a oferecer em um futuro não
tão distante assim, um futuro no qual o professor tem a capacidade de mudar,
não a natureza da matemática, mas o poder de aumentar inexpressivamente, a
possibilidade de o aluno compreender, questionar e explorar o objeto em
questão, na busca incessante de torná-lo alguém capacitado a enfrentar com
compreensão os desafios que se intensificam a cada dia, em cada um de nós.
matemática trabalhada em sala de aula.
Olá Leizi, trabalho no Programa Mais Educação no município de Belford Roxo-RJ desde 2010, nesse período, trabalhei com diferentes disciplinas como: Informática, Português e Recreação e Lazer, ano passado trabalhei com Matemática, e agora estou retornando com esta disciplina. Na minha primeira oportunidade, não utilizei muitos jogos porque não tinha, e mesmo hoje (agora em outra escola) ainda tenho poucos, mas que atividades vocês me recomendaria para trabalhar com crianças do 1º ao 5º ano? Abraço, Wanderson, meu e-mail (wannderson.santos@gmail.com)
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