terça-feira, 25 de setembro de 2012

Poesias Vencedoras do Concurso Semana Farroupilha


Lages, 25/09/2012, Correio Lageano  

Durante oito dias, amantes da tradição festejaram a Semana Farroupilha que aconteceu de 15 a 22 de setembro. Entre as atrações, aconteceu o Concurso Cultural que envolveu diversas escolas públicas de Lages, em parceria com o Instituto José Paschoal Baggio e o Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC). As melhores poesias foram premiadas.
  Este ano o tema era “A chegada dos farrapos em Lages”. O objetivo foi resgatar a participação histórica de Lages na Revolução Farroupilha e a valorização da cultura lageana. A organização do Concurso recebeu 42 poesias de 15 escolas municipais e estaduais. Os trabalhos foram feitos pelos alunos do 6º ao 9º ano.

De acordo com os organizadores o Concurso deste ano teve um número expressivo de trabalhos que foram feitos baseados no tema. “Apenas oito trabalhos não se adequaram. É uma boa notícia, pois as escolas estão preocupadas em trabalhar com a história de Lages”, fala a assistente pedagógica do Lendo e Relendo, Bárbara Zanoni.

Os estudantes e professores foram premiados com tablets. Os trabalhos escolhidos, cumprindo todos os critérios estabelecidos no regulamento, foram das escolas municipais Professora Fausta Rath e Suzana Albino França.

A Semana Farroupilha foi realizada em parceria com a Associação Corredor Cultural Nativista, com apoio do Grupo SCC, dos Pontos de Cultura Matakiterani, Obatalá, Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Anita Garibaldi, Museu Thiago de Castro, MTG-SC, Instituto José Paschoal Baggio, Esquadrão de Polícia Montada e da Prefeitura de Lages.

O evento foi encerrado com a Mateada Farroupilha e contou com a participação do CTG Planalto Lageano, que realizou apresentações artísticas no palco do Espaço Cultural do Supercenter Angeloni Lages.

A entrega de prêmios acontece na sexta-feira 28/09 às 11h, no IJPB.


1° lugar
A poesia: “A Revolução Lageana”
Do estudante: Guilherme Antunes Bandeira
Da Escola Municipal de Educação Básica Professora Fausta Rath
Tendo como orientadora a professora Rafaela Souza Formiga

2° lugar
A poesia: “A Revolução Farroupilha”
Do estudante: Welinton Arruda Moraes
Da Escola Municipal de Educação Básica Suzana Albino França
Tendo como orientadora a professora Patrícia Godinho Battistella

3° lugar
A poesia: “Os Farroupilhas e a Princesa da Serra”
Da estudante: Phâmella Graziela Gonçalves de Souza
Da Escola Municipal de Educação Básica Professora Fausta Rath
Também orientada pela professora Rafaela Souza Formiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário