terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pátria! Amada?

Qual foi a última vez em que sua escola cantou o Hino Nacional? Ou o Hino da Independência? E a bandeira do Brasil, em que data foi hasteada? Civismo, patriotismo, o que é isso? Podemos realmente dizer que somos cidadãos conscientes de nossos deveres e direitos? No próximo mês comemora-se o dia da Independência, mas afinal o que comemorar?
Quadro da Independência por Pedro Américo em 1888


Cidadania

Dia 7 de setembro é o dia da Independência, nesse dia no ano de 1822, Dom Pedro com a famosa frase: “Independência ou Morte” as margens do Rio Ipiranga em São Paulo, declarou a independência do Brasil, com isso nosso país não seria mais governado por Portugal.

Hinos

Você conhece a letra e significado do Hino Nacional? E do Hino da Independência? E o Hino a Bandeira? É importante se trabalhar a letra dos hinos e também seus significados, pois como diz  “não se ama o que não se conhece”.


Patriotismo e Civismo

Nosso patriotismo e civismo andam esquecidos é preciso que haja o resgate. Patriotismo é o amor que sentimos por nossa terra e como procuramos servi-lá.  Já o Civismo consiste na respeito à pátria, as pessoas, aos símbolos nacionais entre outros.  


Você Sabia?


Hino Nacional

O compositor Francisco Manuel da Silva tocava violoncelo, violino, piano, órgão e tímpanos uma espécie de tambor. Seu parceiro, e autor da letra do hino, Joaquim Osório Duque Estrada, foi professor, crítico literário e poeta. Mas a dupla musical mais cantada do Brasil nunca se sentou na mesma mesa. Francisco morreu em 1865. Duque Estrada só nasceria cinco anos depois, em 1870.



Glossário do Hino Nacional

Margens plácidas: "Plácida" significa serena, calma. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.

Brado retumbante: Grito forte, que provoca eco.

Penhor: Usado de maneira figurada, "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.

Impávido colosso: "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar
tranquilo, calmo.

Florão: "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América

Garrida: Enfeitada, que chama a atenção pela beleza

Lábaro: "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira

Clava forte: Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.


Confira mais informações em:



Já no link da Revista Escola você encontra outras atividades para se trabalhar em sala de aula. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml

No site do Canal Kids tem a História da Independência do Brasil em uma linguagem bem compreensível para as crianças. Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário