terça-feira, 26 de novembro de 2013

Lendo e Relendo com o Correio Lageano leva alunos a Ponta Grossa

Os estudantes vencedores do concurso “Maratona do Conhecimento – Estudante Repórter”, promovido pelo Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano de Lages (SC) voltaram encantados da viagem que realizaram a Ponta Grossa (PR). O passeio foi o prêmio dado aos destaques do concurso e oportunizou aos alunos conhecerem o Jornal da Manhã e o Programa Vamos Ler também associados à Associação Nacional de Jornais (ANJ).


Durante dois dias, o grupo passou pelos principais pontos turísticos da cidade e também participou da Mostra Cultural “Vamos Ler”, onde trocaram experiências de jornal em sala de aula com outras escolas da região paranaense dos Campos Gerais. 

A Assistente Pedagógica do Lendo e Relendo, Barbara Zanoni destacou que “ações como estas enriquecem o trabalho desenvolvido pelos programas, pois principalmente os professores percebem que existem muitas outras práticas com o jornal em sala de aula.”

Essa integração, tanto com profissionais do jornal, quanto com os participantes da mostra, permitiu ao grupo entender melhor como é a realidade diária da veiculação de notícias e também das ações desenvolvidas com os programas jornal e educação.

"Foi muito gratificante para nós sermos os escolhidos como parte da premiação do concurso do Lendo e Relendo, não apenas pela viagem proporcionada aos estudantes, mas pela partilha que houve entre dois Programas Jornal e Educação. Posso descrever o encontro entre "Vamos Ler" e "Lendo e Relendo" como uma união de saberes que irão proporcionar inovação, no Paraná e em Santa Catarina", destacou a coordenadora do Vamos Ler, Talita Moreto.

Os professores participantes voltaram cheio de ideias e novos conhecimentos que serão compartilhados nas suas unidades escolares. O professor de Português Carlos Eduardo Canani comenta sobre a troca de experiências. “Temas que nós vivenciamos foram mostrados através dos projetos que eles também trabalham. Foi muito bacana para os alunos e para os professores, pois houve troca de experiências. O passeio foi um complemento, muitos estudantes se encantaram com os lugares que conheceram”, conclui.

Participaram da viagem às escolas municipais de Lages Izidoro Marin e Suzana Albino França, a escola municipal de Otacílio Costa Marechal Rondon e também o Colégio Motivação de Correia Pinto. O grupo foi formado por 24 pessoas, entre estudantes, professores, gestores e mães.
  

Roteiro de Viagem

O grupo chegou em Ponta Grossa no início da manhã do dia 19 e ficou no Barbur Plaza Hotel. Naquela mesma manhã, conheceram o Jornal da Manhã. À tarde, o grupo visitou o Museu Época que possui em seu acervo peças que retratam a história de várias regiões do país.


Na manhã do dia 20, conheceu o Parque Nacional Vila Velha; à tarde participou da Mostra Cultural "Vamos Ler" e prestigiou apresentações de dança, paródias e teatro, além da premiação dos dois melhores planos de atividades pedagógicas, semelhante ao Lendo de Relendo.


Como foi o concurso
O concurso iniciou em março e encerrou em novembro, durante nove meses estudantes de 11 escolas estiveram envolvidos na produção de matérias jornalísticas. O objetivo foi de incentivar a leitura, criticidade e promover a aproximação com o jornal. Mensalmente um novo tema era abordado, assuntos do cotidiano do bairro, cidade e região foram explorados sob a ótica dos educandos.









quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estudantes destaques do Concurso Maratona do Conhecimento 2013 estão de malas prontas

A Maratona do Conhecimento - Estudante Repórter é um concurso promovido pelo Instituto José Paschoal Baggio por meio do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano que tem por objetivo incentivar a leitura, criticidade e promover a aproximação com o jornal.

O concurso iniciou em março e encerrou em novembro, durante nove meses estudantes de 11 escolas estiveram envolvidos na produção de matérias jornalísticas. Mensalmente um novo tema era abordado, assuntos do cotidiano do bairro, cidade e região sob a ótica dos educandos.

Como premiação do concurso nos dias 19 e 20 de novembro, estudantes e professores vão a Ponta Grossa no Paraná para conhecer a realidade do Jornal da Manhã e Programa Vamos Ler, também associado a ANJ (Associação Nacional de Jornais)

A programação é diversa, terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do jornal, visitarão museus e também o Parque Estadual Vila Velha, referência em turismo na região.

Outro diferencial é a participação dos estudantes da Serra Catarinense na Mostra Cultural Vamos Ler. Eles apresentarão o jornal Maratona News, mostrando aos paranaenses como foi participar do Concurso.

Embarcam para esta viagem as escolas municipais de Lages Izidoro Marin e Suzana Albino França, a escola municipal de Otacílio Costa Marechal Rondon e também o Colégio Motivação de Correia Pinto.