sexta-feira, 26 de abril de 2013

Feira do Livro Colégio Santa Rosa de Lima

A 1ª Feira do Livro do Colégio Santa Rosa de Lima, que ocorreu entre os dias 23 e 24 de abril aproximou a comunidade educativa e a comunidade externa tornando o Colégio o Palco da Cultura Lageana. Atividades diversas em âmbito cultural marcaram o evento. 

Artistas locais e regionais, oficinas, palestras, apresentações teatrais e de dança, exposição de livrarias foram apenas alguns dos  do evento destaques do evento que teve como Lema: Ler, verbo que move mundos.

O Instituto José Paschoal Baggio por meio do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano realizou oficinas com os estudantes. Dentre as atividades tiveram que criar Classificados Surreais e apresentar matéria jornalística a partir de uma história contada.

Oficina Jornal e Educação
Nesta primeira iniciativa evidenciou-se o quão significativo pode ser o incentivo à leitura na vida das crianças e adolescentes. A alegria e o encanto estampados no rosto dos alunos, pais, funcionários e professores demonstraram o quão significativos foram esses momentos, que o Colégio pretende repetir nos próximos anos. No dizer de Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas”. Nós, do Colégio Santa Rosa, optamos por sermos asas que ajudam os alunos a voar em direção do conhecimento que não tem limites.   

A Feira, realizada na escola pela primeira vez, buscou promover aos alunos e à comunidade a dinamização do ambiente cultural. “A ideia é abrir a porta da escola e fazer com que os alunos possam ter acesso aos diferentes instrumentos oferecidos, podendo, também, tornar-se um promotor de cultura”, afirma o padre Rogério Ferraz de Andrade, que dirige a escola desde o início do ano.  
Visita dos estudantes da EMEB Izidoro Marin

Durante toda a feira os estudantes puderam participar de diversas atividades como:
  
• Exposição com a poeta e artista plástica Marilda Wolff
• Varais e exposições literárias 
• Apresentação de danças do “Corpo Coreográfico Santa Rosa”
• Ambiente para a troca de livros

• Estandes de livrarias
• Oficinas com jornal

Entrevista da Artista Plástica e Poeta Marilda Wolff com o educando Kelvin da EMEB Izidoro Marin

Estudantes apresentam as matérias produzidas

Apresentação das matérias

Meninas encantadas com os livros

Olhares curiosos para as meninas da dança

Corpo Coreográfico se apresentando para os educandos

Marilda Wolff distribuindo autógrafos!

Pe. Rogério fez a abertura do evento
Peça Teatral

Professora Viviane se emocionou com o presente e dedicatória de Marilda Wolff

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Livro foi comemorado por Centro de Educação Infantil


     O Centro de Educação Infantil Municipal Chapeuzinho Vermelho com sua equipe de colaboradores, realizou  uma programação toda especial para comemorar o DIA DO LIVRO, que foi ontem, 18 de abril. O evento envolveu todas as turmas do do Berçário ao Pré-Escolar. 
     As crianças viajaram no mundo da fantasia com a presença da personagem Emília, que veio da caixa mágica encantar os pequenos com lindas histórias.
     Esta tarde maravilhosa teve como objetivo relembrar a importância de encantar-se com as palavras que encontramos nos livros infantis.
     Ao final do evento, cada criança foi presenteada com um livro, como uma maneira de estimular o gosto pela leitura, algo que não tem idade para começar nem terminar.

Parabéns a Equipe Chapeuzinho Vermelho!!!


O IJPB e o Programa Lendo e Relendo também comemoraram a data com este lindo anúncio veiculado no Correio Lageano, no dia de ontem.

Veja abaixo as fotos dos pequenos do CEIM Chapeuzinho Vermelho:


Cada criança foi presenteada com um livro, incentivando assim a leitura desde pequenos...
A Boneca Emília saiu de dentro da Caixa Mágica para encantar a todos!

As crianças estavam atentas a história contada pela boneca...

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Inicia Hoje o Curso


Nesta quarta-feira, estaremos realizando o Módulo I 
do

Curso Educadores: Educados ou Não?

Venha participar deste encontro:

Quarta-feira: 17/04
Das 19h às 22h

Local: Sala IJPB
Com Clécio Carlos Gomes


(anexo ao Correio Lageano)

A inscrição é de R$ 10,00

Durante a aula você poderá fazer inscrição para dar continuidade ao curso.



Professor, invista na sua formação. Só assim conquistaremos a devida valorização!


segunda-feira, 1 de abril de 2013

A MATEMÁTICA ALÉM DOS CONTEÚDOS CURRICULARES

Capa do Informativo Lendo e Relendo
27-03-2013

A cada dia que passa, descobrimos cada vez mais o quão necessária a matemática é em nosso dia a dia. Seu uso é uma constante em nosso cotidiano. Sobretudo, ainda são necessários muitos argumentos para convencer nossos alunos sobre a utilidade da mesma em nossas vidas...

Porém, a questão principal é: Como fazer os estudantes perceberem que a matemática vai além dos conteúdos curriculares, da soma, da divisão, tendo em vista que por várias décadas, o ensino da matemática se resumiu somente em transmissão de um conhecimento aonde o professor é detentor de todo o saber, fazendo uso das regras e fórmulas em suas aulas, apenas para serem cobradas numa avaliação posterior, sem os estudantes terem a real oportunidade de entender o porquê das atividades ministradas pelo seu tutor? Posterior a isso, com o avanço das novas tecnologias, a utilização de computadores e afins em qualquer situação, há uma preocupação dos atuais professores em mostrar a real necessidade do aprendizado da matemática para a vida, faz com que a visão antiga sobre o ensino da matemática comece a ser alterado.

Professores matemáticos, realmente preocupados com o futuro profissional de seus estudantes procuram incansavelmente e encontram inúmeras fórmulas e métodos, para moldar a matemática em uma ciência viva. Deixando transparecer a real utilidade dela na vida
pós-escolar desses aprendizes. Fazer com que o aluno entenda que a matemática está sempre presente é de extrema importância para o desenvolvimento de uma carreira promissora no futuro de qualquer cidadão. Com essas referências de ensino, nós professores de matemática, sem exceção, podemos observar e ressaltar com clareza que o melhor aliado para um verdadeiro ensino de matemática, aquele ensino onde o aprendizado ultrapassa os muros da escola, e não termina e nem desaparece no momento em que o estudante conclui uma prova, é a utilização de atividades que contemplem os conteúdos matemáticos, facilitando assim uma melhor compreensão da disciplina em questão. Pois, por toda a nossa vida, fazemos regularmente, todos os dias, diversos tipos de cálculos, sobre preços, pagamentos, etc.

E diante disso, percebemos a necessidade do aproveitamento dessas aulas, principalmente as ministradas nas séries finais do ensino fundamental (que compreende do 6º ao 9º ano) para uma transformação e formação humana adequada. Porém, torna-se então impossível desassociar a matemática do dia a dia de qualquer pessoa. 

Vivenciamos até mesmo de forma oculta, sem nos darmos conta, durante cada passo que damos, em todos os nossos movimentos. Porque com certeza, ela vai estar lá: A matemática. E por essa razão, por ser uma presença inigualável nas necessidades de cada um, torna-se imperativo ao aluno conhecer e aprender mais sobre essa matéria e o que ela tem a oferecer em um futuro não tão distante assim, um futuro no qual o professor tem a capacidade de mudar, não a natureza da matemática, mas o poder de aumentar inexpressivamente, a possibilidade de o aluno compreender, questionar e explorar o objeto em questão, na busca incessante de torná-lo alguém capacitado a enfrentar com compreensão os desafios que se intensificam a cada dia, em cada um de nós.

LEIZI HINERASKE é natural de Foz do Iguaçu- Paraná. Reside em Lages/SC desde 2000. Licenciada em Matemática e Pós Graduada em Educação Matemática, ambas pela Universidade do Planalto Catarinense. Atualmente está se Especializando em “Matemática, Física, Química e a Interdisciplinaridade” pela Faculdade de Ciências do Paraná. Trabalha na área de Educação desde 2007 e é professora efetiva na rede municipal de educação em Lages. Leciona Matemática nas séries Finais do Ensino Fundamental, além de estar integrada ao grupo de professores do Programa Mais Educação, também com a disciplina de Matemática, aonde aborda o tema matemática de maneira diferenciada da
matemática trabalhada em sala de aula.