sexta-feira, 30 de março de 2012

Visitas ao Jornal CL

Nestas duas últimas semanas recebemos a visita de duas escolas do Programa Lendo e Relendo aqui no Correio Lageano.
A EMEB Dom Daniel visitou-nos dia 20/03 com a turma do "Programa Mais Educação" e no dia 27/03 tivemos a visita da EMEB Suzana Albino.

 EMEB Dom Daniel Hostin

 EMEB Suzana Albino

EMEB Suzana Albino

Quer fazer uma visita ao jornal e conhecer como funciona esse importante meio de comunicação? Entre em contato conosco e agende sua visita! E-mail: lendoerelendo@institutojpb.org.br ou pelo telefone 49 3221 3377.

quinta-feira, 29 de março de 2012

terça-feira, 27 de março de 2012

Oficina de xadrez na sala do Instituto José Paschoal Baggio

A Fundação Municipal de Espote (FME) e o Instituto José Paschoal Baggio (IJPB) fecharam parceria para ensinar o xadrez. A primeira aula começa amanhã com o orientador Leonardo Fernandes Borges de 13 anos. As aulas e as inscrições são gratuitas

As aulas serão abertas ao público em geral e vão acontecer de segunda a sexta-feira em dois períodos, na sala “Gostar de Aprender” no Instituto José Paschoal Baggio. A oficina do Xadrez Lendo e Relendo/FME foi lançada ontem (26) e o professor Marcos Cordeiro vai coordená-la.

Além de Leonardo, Matheus Bonato Demertine, campeão dos Joguinhos Abertos, Felipe Garcia da Luz, Fernanda Fossa Dal Piva e Larissa Moretti Vieira e Guilherme Bastos todos campeões da Olesc e integrantes da equipe Lages Xadrez Clube/FME vão orientar os enxadristas repassando noções de estratégia, tática e básico ddo xadrez.

A parceria nasceu através da iniciativa do Instituto José Paschoal Baggio, propiciando à comunidade em geral espaço para exercitar seu intelecto e esportividade. “Uma atividade esportiva que vai desenvolver o cognitivo, a memória, o pensamento rápido e a tomada de atitude. Uma proposta de acordo com o que se realiza neste espaço em especial as atividades do Lendo e Relendo”, explica a gerente executiva do IJPB, Edite Moraes. Bárbara Zanoni será a assistente pedagógica de atividades. A gerente lembrou que estuda parcerias para a confecção de uma cartilha de xadrez que será distribuída gratuitamente para os participantes.

Num espaço amplo e na região central de Lages, a oficina irá atender alunos de todas as idades e condições sociais e físicas, que pretendem iniciar seus estudos em xadrez ou aprimorar-se. Inicialmente, os períodos de atendimento serão matutino e vespertino, mas há a possibilidade de se abrir aulas após as 18 horas. Para o técnico de Lages, Marco Cordeiro, a oportunidade é excelente, para aproximar ainda mais a comunidade lageana ao xadrez especialmente com aval de um Instituto do vulto do José Paschoal Baggio: “Poder contar com a parceria de uma entidade tão sólida e atuante na sociedade irá alavancar ainda mais nossa modalidade e o trabalho que desenvolve a FME”, analisa Marco, que há 18 anos é responsável pela Escolinha de Xadrez e das equipes da cidade.


Os horários

Os horários de funcionamento da oficinas serão os seguintes: Nas segundas e quartas das 9 às 11 horas serão destinadas para iniciantes; nas sextas pela manhã os veteranos poderão exercitar seus conhecimentos. Nas terças e quintas, das 14h às 15h30min, para o público geral. Nas segundas e quartas a partir das 16 horas, os veteranos voltam a ter vez nos tabuleiros.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail lendoerelendo@instituto.org.br ou pelo telefone: 3221-3377.


Seis orientadores e um batalhão de interessados

Os orientadores apostaram no projeto e estão ansiosos para o primeiro contato. Eles gostaram da iniciativa que vai agregar novos enxadristas. “Os antigos que não têm tempo de jogar vão com certeza se engajar ao projeto”, argumenta, Matheus Demertine lembrando que a Instituto será mais um polo na cidade que irá fortalecer a modalidade. Já o garoto Leonardo que vai vir às aulas na quarta-feira (18) não escondeu a felicidade de fazer parte de projeto.

Disse que é uma honra ter essa oportunidade e mais ainda por ser lembrado pelo professor Marco Cordeiro chamado carinhosamente pelos seus súditos de Marcão. “Espero que muitas pessoas procurem a oficina. Será o primeiro dia, mas nas semanas seguintes creio que as turmas aumentarão”, comenta o morador do bairro Sagrado Coração de Jesus.

Confira a matéria na íntegra no link do portal CL+

Fotos: Begair Godóy

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia Mundial da Água e Dia do Rio Carahá


Em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Carahá aconteceu ontem as margens do Rio Carahá o plantio de mudas com as EMEB’s Ondina Neves Bleyer e EMEB Mutirão uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Instituto José Paschoal Baggio. 

Para conferir a matéria do Correio Lageano é só clicar no link: http://www.clmais.com.br/informacao/33287

Fotos:






quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto prepara professores para a Educação Ambiental


O SESC promoveu na manhã de ontem em parceria com a UNIPLAC mais uma etapa do Projeto Arte Vida Verde que teve como proposta uma saída a campo em áreas de abrangência do Aquífero Guarani e Parque Natural Municipal de Lages.
Teve como facilitadores a profª Sílvia Oliveira – Coordenadora do projeto, profª Dra. Lucia Ceccato Lima, profª Msc. Estelamaris Agostini e o responsável pelo Parque Natural Municipal o Sr. Antônio Velho.
Participaram deste momento professores e gestores das redes municipal e estadual, acadêmicos e mestrandas da UNIPLAC, Polícia Ambiental e Instituto José Paschoal Baggio, que durante este ano estarão realizando outras ações ligadas ao projeto.
Segundo a coordenadora do projeto Silvia Oliveira “Neste ano trabalhar a formação dos profissionais da Educação é uma das metas do Projeto Arte Vida Verde, pois os professores precisam de subsídios para ampliar suas práticas pedagógicas, precisamos conhecer para amar e melhor cuidar e acreditamos na parceria para a transformação de situações encontradas, nossa cidade merece uma política de sustentabilidade real”.

Confira algumas fotos:
Visita a pontos estratégicos Rio Carahá

Visita a pontos estratégicos Rio Carahá 



Início galeria Rio Carahá


Corredor Ecológico


Área Aquifero Guarani
 Área Aquifero Guarani

 Área Aquifero Guarani

 Área Aquifero Guarani

 Área Aquifero Guarani

 Parque Ecológico

quinta-feira, 15 de março de 2012

15-03 Dia da Escola


A todas as escolas nosso carinho em versos e rimas, feitos pelos poetas que vocês recebem todos os dias, os estudantes!





sexta-feira, 9 de março de 2012

Adquira sua Camiseta Lendo e Relendo no Parque 2012!


Já estamos preparando o Lendo e Relendo no Parque 2012 com muitas novidades. Uma delas é que você pode adquirir a camiseta do evento.

Contribua com esta ação!

Como?
Faça seu pedido através do Facebook ou pelo email: lendoerelendo@institutojpb.org.br
Informando o tamanho desejado

Disponibilidades de tamanho:
Adulto > P/M/G/GG - R$ 25,00
Infantil > 6/8/10/12 - R$ 20,00


Peça o quanto antes! Quantidade LIMITADA!




quinta-feira, 8 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lendo e Relendo divulga as atividades do ano


Por Barbara Zanoni

A Coordenadora e Assistente Pedagógica do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano estiveram reunidas com os coordenadores escolares, na tarde do dia 01 de março, na sede do Instituto José Paschoal Baggio para apresentar as atividades que irão acontecer no ano de 2012.

Entre as principais atividades destaca-se aMaratona do Conhecimento com foco na leitura e inclusão digital, e o Lendo e Relendo no Parque atividade socioeducativa.
A Maratona do Conhecimento este ano tem como objetivo principal a criação de desenhos a partir de matéria jornalística, proporcionando aos educandos explorarem os meios inovadores dos recursos oferecidos na escola, por meio dos laboratórios de informática, havendo assim uma interdisciplinaridade.  As inscrições iniciaram dia 01 e vão até o dia 31 de março.

O Lendo e Relendo no Parque, já tem data marcada, acontecerá em 14 de abril. Está NA sua 7ª edição e promete ser um grande evento com o apoio de parceiros que estão envolvidos e dispostos a proporcionar uma tarde cultural, lúdica e educativa para milhares de crianças e adolescentes.Também, no Colégio Bom Jesus Diocesano serão realizadas atividades diferenciadas com o objetivo de promover a integração social, as escolas que tiverem interesse em participar, com turmas de 3° e 4° ano, deverão solicitar a participação ao Programa.


A Coordenadora do Programa Edite Moraes destacou que “somente pela educação e o incentivo a leitura e interpretação dos fatos é que iremos ter cidadãos capazes de solucionar os problemas e principalmente capazes de opinar, criticar e formular conceitos. portanto, contamos com nossos parceiros escolas e empresas para realizar as atividades previstas para 2012”.

As demais atividades acontecem como nos anos anteriores “estamos abertos a receber visitas para conhecer o funcionamento do jornal, e também,ir às escolas realizar oficinas pedagógicas com os professores, pois temos um grande número de docentes novos que precisam conhecer esta realidade do trabalho com jornal em sala de aula” disse a Assistente Pedagógica Barbara Zanoni.

As visitas ao jornal acontecem sempre nas segundas e terças-feiras no período vespertino. Já as oficinas pedagógicas podem ser realizadas em qualquer data no período matutino ou vespertino. Estas atividades devem ser previamente agendadas.

Confiram os lembretes 2012! Se preferir imprima e coloque no mural da sua escola!