terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pátria! Amada?

Qual foi a última vez em que sua escola cantou o Hino Nacional? Ou o Hino da Independência? E a bandeira do Brasil, em que data foi hasteada? Civismo, patriotismo, o que é isso? Podemos realmente dizer que somos cidadãos conscientes de nossos deveres e direitos? No próximo mês comemora-se o dia da Independência, mas afinal o que comemorar?
Quadro da Independência por Pedro Américo em 1888


Cidadania

Dia 7 de setembro é o dia da Independência, nesse dia no ano de 1822, Dom Pedro com a famosa frase: “Independência ou Morte” as margens do Rio Ipiranga em São Paulo, declarou a independência do Brasil, com isso nosso país não seria mais governado por Portugal.

Hinos

Você conhece a letra e significado do Hino Nacional? E do Hino da Independência? E o Hino a Bandeira? É importante se trabalhar a letra dos hinos e também seus significados, pois como diz  “não se ama o que não se conhece”.


Patriotismo e Civismo

Nosso patriotismo e civismo andam esquecidos é preciso que haja o resgate. Patriotismo é o amor que sentimos por nossa terra e como procuramos servi-lá.  Já o Civismo consiste na respeito à pátria, as pessoas, aos símbolos nacionais entre outros.  


Você Sabia?


Hino Nacional

O compositor Francisco Manuel da Silva tocava violoncelo, violino, piano, órgão e tímpanos uma espécie de tambor. Seu parceiro, e autor da letra do hino, Joaquim Osório Duque Estrada, foi professor, crítico literário e poeta. Mas a dupla musical mais cantada do Brasil nunca se sentou na mesma mesa. Francisco morreu em 1865. Duque Estrada só nasceria cinco anos depois, em 1870.



Glossário do Hino Nacional

Margens plácidas: "Plácida" significa serena, calma. Ao contrário do hino de outras nações, o nosso não fala em guerras.

Brado retumbante: Grito forte, que provoca eco.

Penhor: Usado de maneira figurada, "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.

Impávido colosso: "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar
tranquilo, calmo.

Florão: "Florão" é um ornato em forma de flor usado nas abóbadas de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América

Garrida: Enfeitada, que chama a atenção pela beleza

Lábaro: "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos. Aqui é sinônimo de bandeira

Clava forte: Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.


Confira mais informações em:



Já no link da Revista Escola você encontra outras atividades para se trabalhar em sala de aula. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/ouviram-ou-nao-ouviram-ipiranga-423208.shtml

No site do Canal Kids tem a História da Independência do Brasil em uma linguagem bem compreensível para as crianças. Confira!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Concurso Desafio Literário


O Instituto José Paschoal Baggio por meio do Programa Lendo e Relendo com o Correio Lageano lançou nesta quinta-feira o concurso Desafio Literário que acontecerá durante a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina.

O objetivo é estimular o gosto e interesse pela leitura de obras de escritores lageanos, catarinenses e autores da literatura brasileira que marcaram um estilo.
O concurso está dividido em duas categorias: estudantes do Ensino Fundamental 6º e 7º anos e Ensino Médio.
Poderão participar 02 estudantes por escola em cada categoria. Sendo que participarão os 30 primeiros que enviarem a inscrição devidamente preenchida.
O prazo de inscrição encerra-se em 06 de setembro às 18 horas. Não deixe de participar!

Confira o regulamento e mais informações no link: http://www.correiolageano.com.br/lendoerelendo/downloads.php

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Parabéns! 11 de agosto Dia do Estudante

Hoje é um dia muito importante! O Lendo e Relendo quer parabenizar a todos os estudantes! Confira a mensagem que dedicamos a vocês! E lembre-se conhecimento não ocupa espaço!

                               Aluno EEB Belisário Ramos


Alfabeto do Estudante
Ame os estudos. Neles está parte do seu sucesso na vida. Boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos.
Crie o bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade.
Desistir, nunca. As dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças.
Evite críticas e promova a amizade e a união. Faça seus talentos frutificarem.
O Brasil precisa de você. Guerra aos erros e maus hábitos: a vida é batalha onde a inteligência e a boa vontade podem triunfar.
Habitue-se a prestar atenção às aulas. Insista no que vale a pena.
Julgue, analise, antes de falar e concluir. Lembre-se: é você que deve aprender a resolver seus problemas. Método nos seus trabalhos.
A bagunça é inimiga da perfeição. Não estude só para a escola, mas para a vida.
Ouça antes a opinião dos outros, sem interromper, e depois dê a sua.
Procure entender e assimilar mais do que decorar. Querer é poder. Quem se esforça consegue.
Renove seu entusiasmo, suas energias, pensando no seu ideal.
Sabedoria é dom de Deus, e ele a concede a quem procura.
Tenha paciência e perseverança.
Muitas coisas se resolvem com o tempo.
Uma andorinha só não faz verão: você precisa dos outros, os outros de você.
Vale mais conhecer nossas fraquezas e pedir auxílio aos mestres e colegas do que persistir no erro. X.Y. A vida é uma incógnita que você deve ir descobrindo e resolvendo dia-a-dia.
Zele pela realização do seu ideal: isso é a sua felicidade."
Autor: Desconhecido 


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

4ª Bienal do Livro de Santa Catarina


Acontecerá de 19 a 25 de setembro de 2011 a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina aqui em Lages. O Lendo e Relendo participará com o concurso Desafio Literário para ensino fundamental e médio. Este ano o tema é Diversidade e Tecnologias. Acompanhe aqui mais informações sobre os autores catarinenses. Participe!